As próximas eleições municipais acontecem somente daqui a um ano e 8 meses, mas já são muitas as especulações que surgem sobre possíveis futuros candidatos, principalmente no campo situacionista.
Com maior visibilidade, estrutura e gente disposta a participar dos embates, o governismo abriga um número significativo de pessoas que acalenta o sonho de ser candidato com apoio oficial.
É natural, dessa forma, que alguns nomes já comecem a ser especulados. Um deles, em especial, está sendo botado no tabuleiro por razões muito fortes. Além de comandar uma das pastas mais importantes – e que conta com um dos maiores orçamentos, a secretária municipal da Educação, Hubeônia Alencar, é vista por muitos como virtual candidata.
Nesse primeiro momento, a maioria aposta que ela se prepara para a disputa de uma vaga na Câmara Municipal. Não se descarta também que esteja sendo preparada pelo próprio prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) para compor com ele a chapa majoritária.
Hubeônia é, de longe, a mais fiel auxiliar de Allyson. “Se o prefeito pede para um secretário fazer 10%, a maioria faz 20%. Hubeônia faz 110%”, revela uma pessoa da equipe da Secretaria Municipal de Educação, acrescentando “que todo mundo tem essa percepção”.
Não se sabe, porém, se o gestor também vê dessa forma. O que todo mundo percebe publicamente é que Hubeônia não mede esforços para agradar ao prefeito. Inclusive servindo de escudo para que muitas das críticas pelos erros cometidos por Allyson sejam direcionadas a ela.
A situação atual, em que Allyson se recusa a conceder o reajuste do piso salarial docente é um exemplo. Hubeônia tem buscado tomar a frente de tudo, mesmo sabendo-se que não tem autonomia para conceder 0,1% de reajuste a quem quer que seja.
Hubeônia tem embarcado inclusive na barca furada de tentar descredenciar críticos da gestão classificando como “fake” tudo aquilo que se questiona de errado na gestão municipal.
Não se sabe se é apenas para agradar o prefeito ou para se credenciar como futura candidata, mas Hubeônia tem, voluntária ou involuntariamente, assumido postura de candidata. O (bom) discurso dela na abertura da Semana Pedagógica foi de quem almeja entrar no páreo.
Pesam a favor da secretária a postura firme, a boa oratória, e a facilidade com quem tem se apresentado ao público: na mídia ou nas redes sociais (suas, do prefeito ou da prefeitura). Some-se a isso o fato de que, agora, Hubeônia parece fiscalizar como estão chegando os equipamentos às escolas. Tem ido em muitas delas. Sempre acompanhada de um numeroso séquito.
A relação diária de Hubeônia com um grande grupo de servidores e serviços terceirizados dá ela muita visibilidade. Além disso, a secretária está sempre nos principais veículos de comunicação da cidade. Hubeônia tem aproveitado bastante essas condições.
Pesam contra ela: um aparente autoritarismo e uma evidente dificuldade de ouvir. Ao ter pouca autonomia na pasta, há a impressão de que será apenas mais uma auxiliar de Allyson também na Câmara Municipal.
Não será surpresa se nas primeiras sondagens sobre eleições de 2024 em Mossoró aparecer o nome de Hubeônia Pode estar nascendo uma candidatura? O tempo vai dizer. Mas que já há muitas evidências, isso há.