O governo Bolsonaro está cortando 92% da verba destinada à ciência. O Congresso aprovou mudanças no Orçamento que permitiram retirar 92% da verba do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). As alterações orçamentárias foram pedidas pelo Ministério da Economia.

Em nota enviada ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), a Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br) apontou críticas à mudança. “O argumento utilizado pelo Ministério da Economia afronta a comunidade científica e tecnológica: afirma que os recursos já transferidos para o MCTI não estão sendo utilizados”, disse. “Dá se com uma mão, para retirar com a outra. Nesse processo, agoniza a ciência nacional”.

Hoje, o presidente Jair Bolsonaro foi alvo de manifestação pública ao participar da abertura de novas instalações do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) em Campinas (SP). Bolsonaro se preparava para discursar na abertura da 1ª Feira do Nióbio, quando foi interrompido por manifestantes na plateia. O manifesto foi provocado pelo corte de verbas na ciência.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo