O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou hoje, por meio de nota, o cancelamento do processo seletivo para a contratação de pessoal que trabalharia no Censo 2022. O órgão não apresentou justificativa para o cancelamento.

Principal estudo sobre a população do país, o Censo é realizado a cada 10 anos e deveria ter sido realizado no ano passado. De lá para cá, foi adiado duas vezes pelo governo Bolsonaro.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em maio passado, que o governo deve realizar a pesquisa. A direção do IBGE, no entanto, vem alertando que o órgão não conta com verba necessária para realização do Censo. A estimativa feita pelo próprio IBGE é de que são necessários R$ 2,293 bilhões para o trabalho, enquanto que o governo Bolsonaro destinou R$ 2 bilhões.

O IBGE anunciou que vai devolver o valor da inscrição às pessoas que já haviam se inscritos para participar do processo seletivo. Veja a nota na íntegra:

 

 

“O IBGE informa que o contrato com o Cebraspe como empresa organizadora do processo seletivo simplificado (PSS) do Censo Demográfico 2022, que termina hoje (18.10.2021), não será prorrogado.

Desse modo, o PSS para as funções de recenseador, agente censitário municipal e agente censitário supervisor, que estava suspenso, passará à condição de cancelado.

Conforme previsto no edital, em casos como esse, de cancelamento, o IBGE publicará nos seus canais oficiais os procedimentos para a devolução das taxas de inscrição já efetuadas.

O Instituto já está adotando as providências para nova seleção de empresa organizadora do processo seletivo para o Censo 2022”.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo