MP faz recomendação para que prefeito Allyson Bezerra não transforme Procuradoria em cabide de empregos

Recomendação também orienta que sejam garantidas, em eventuais reformas legislativas, a observância ao princípio da unicidade funcional das atribuições do Procurador Municipal

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 7ª Promotoria de Justiça de Mossoró, recomendou que o prefeito e o procurador-geral do Município se abstenham de propor, sancionar ou regulamentar qualquer alteração legislativa na estrutura da própria Procuradoria Geral que crie cargos em comissão ou funções gratificadas para o exercício de atribuições típicas da advocacia pública, o que ficaria em desconformidade com entendimento do Supremo Tribunal Federal.

A recomendação também orienta que sejam garantidas, em eventuais reformas legislativas, a observância ao princípio da unicidade funcional das atribuições do Procurador Municipal, assegurando que a representação jurídica do Município seja exercida exclusivamente por Procuradores concursados. Na prática, o MP quer evitar que o prefeito Allyson Bezerra (UB) transforme a Procuradoria do Município em cabide de empregos.

O MPRN recomenda ainda que sejam adotadas providências para adequar a legislação municipal vigente aos preceitos constitucionais e jurisprudenciais pertinentes, caso haja disposições em desconformidade com os entendimentos mencionados.

O MPRN adverte que a recomendação constitui em mora o destinatário quanto às providências recomendadas e que a omissão na adoção das medidas poderá ensejar o ajuizamento de medidas legais cabíveis.

O MPRN requisita que o destinatário informe, em até 10 dias, o acatamento da Recomendação, apresentando os respectivos fundamentos em caso de negativa.

Clique aqui e veja a recomendação na íntegra

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais