Tradicional evento em que os valores dos cachês assustam os contribuintes, os festejos juninos se constituem em ocasião para que gestores mal intencionados façam mau uso de recursos públicos. Nesse ano, porém, os órgãos de fiscalização se reuniram para tentar coibir a prática.
Ministério Público (MP), Ministério Público de Contas (MPC) e Tribunal de Contas do Estado (TCE) se uniram e estão desenvolvendo, por meio de cooperação, uma ferramenta que reunirá informações sobre as contratações de artistas realizadas no contexto dos festejos juninos, promovendo maior transparência das informações.
A proposta da iniciativa interinstitucional painel “Festejos Juninos” será apresentada em uma reunião virtual na sexta-feira (10/5) com prefeitos e a governadora do Estado.
O encontro servirá para as instituições explicarem como será realizada a coleta dos dados. Na ocasião, serão apresentados ainda os critérios para premiação com selo de transparência, premiação que será dada as gestões que enviarem corretamente os dados solicitados