A Paróquia de Santa Luzia de Mossoró está celebrando nesta quarta-feira, 27 de outubro, 179 anos existência. São quase dois séculos de muita fé, devoção e evangelização. Para lembrar a data, a paróquia realizou a “Manhã de Luz”, às 5h da manhã no Parque Ecológico Professor Mauricio de Oliveira.
Além de se constituir em momento de oração, espiritualidade, a atividade serviu para encontro das equipes que estão nos bastidores da edição 2021 da Festa de Santa Luzia se confraternizarem, em um café partilhado, e tomarem conhecimento de alguns detalhes da festa, como a solicitação do esquema vacinal completo contra Covid-19 para todos os voluntários.
O tema da Festa de Santa Luzia 2021, que acontecerá de 3 a 13 de dezembro, já foi lançado e será “Igreja, Comunidade Casa da Palavra e da Missão”. Esse ano, pela primeira vez, Santa Luzia irá visitar Caicó, região do Seridó, que tem uma devoção muito grande a Sant’Ana. A visita acontecerá em 13 de novembro e de lá a imagem ainda visitará os municípios de Acari, Jucurutu e Florânia.
História – A Catedral de Santa Luzia foi construída em 1772 pelo Sargento-Mor Antônio de Souza Machado e sua esposa, dona Rosa Fernandes, na Fazenda Santa Luzia. Em 27 de outubro de 1842, com a instalação da Paróquia de Santa Luzia, a capela foi elevada à categoria de igreja-matriz e, em 1934, passou a ser a Catedral Diocesana com a criação da Diocese de Mossoró.
A Paróquia de Santa Luzia possui sete templos de visitação pública: Catedral Diocesana, Santuário do Sagrado Coração de Jesus, Capela São Vicente, Capela de Santa Teresinha, Capela da Ilha de Santa Luzia e Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com