Por Ugmar Nogueira
O processo eleitoral para escolha da futura diretoria do Sindicato dos Servidores Técnicos-Administrativos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Sintauern) pode está manchado por irregularidades.
Denúncias feitas ao Portal Na Boca da Noite dão conta que diversos dispositivos do estatuto da entidade estariam sendo desrespeitados pela atual diretoria e/ou pela Comissão Eleitoral.
O primeiro questionamento feito pelos denunciantes, sob pedido de preservação da identidade, é que o princípio da publicidade dos atos referentes às eleições teria sido desrespeitado. O artigo 4 do editalk das eleições estabelece que o edital de convocação do processo deve ser publicado em murais e nas redes sociais da entidade. Segundo os denunciantes, isso não teria acontecido.
“Além de impedir que outras pessoas que tivessem interesse em concorrer soubesse das eleições, essa publicação apenas em murais impede também que aposentados, que podem voar, saibam de que as eleições estão acontecendo”, relata um dos denunciantes.
Outro questionamento apresentado é que o edital das eleições, cuja votação está prevista para o próximo dia 30 de agosto, é assinado por Francisco Elineudo de Freitas Melo. Nesse caso, dois detalhes chamam a atenção: a primeira delas é que já havia uma comissão eleitoral formada. A segunda é que Elineudo compõem a única chapa inscrita no pleito.
“Só uma chapa se inscreveu, e inclusive formada por quase todo mundo da atual diretoria, porque quando se soube do processo, por falta de publicidade em conformidade com o edital, já não havia mais tempo hábil”, reclama outro denunciante, que não descartou a judicialização do pleito.
Diante das irregularidades constatadas até agora, alguns associados organizam um abaixo assinado em que pedirão reabertura do prazo para inscrição de chapas. Caso haja negativa do pedido, não se descarta de que a questão seja judicializada.
O Portal Na Boca da Noite passou toda a quarta-feira, 23/8, tentando ouvir a versão do atual presidente do Sintauern, sobre as denúncias. Ele não atendeu nossas ligações nem respondeu as mensagens enviadas.