O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, ganha destaque na Secretaria de Educação do RN com uma programação repleta de atividades que visam promover reflexões sobre o racismo estrutural, violência contra a mulher e a importância da educação étnico-racial na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A abertura do evento, a ser realizada às 13h30, contará com a palestra da Professora Ana Paula Nogueira Campos, que abordará o tema do racismo estrutural e sua interseção com a violência contra a mulher. A Professora Nogueira destacará o papel crucial da educação étnico-racial como instrumento de resgate de valores civilizatórios, promovendo a conscientização e o enfrentamento dessas questões.

A segunda palestra do dia, às 14h30, será conduzida pela Professora Dra. Alessandra Cardozo de Freitas, do Centro de Educação da UFRN. Com foco na literatura infantil negra, a professora discutirá a importância de dar voz às narrativas negras desde a infância, quebrando o silêncio que historicamente permeou essas histórias. A programação vai ter um momento de celebração e expressão artística.

Um dos pontos altos da programação vai ser a posse da Comissão Estadual de Acompanhamento à Política de Educação Escolar Quilombola, reforçando o compromisso do estado em promover uma educação inclusiva, respeitando e valorizando as tradições e conhecimentos das comunidades quilombolas. O evento é organizado pelo Núcleo de Educação do Campo e da Diversidade (NECAD) da SEEC.

*SERVIÇO*
Evento: Programação alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra e Posse da Comissão Escolar Quilombola
Data: Segunda-feira (20 de novembro)
Horário: a partir das 13h30
Local: Auditório Angélica Moura, sede da SEEC, no Centro Administrativo.

 

 

 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo