Vídeo: Allyson e a demagogia em potência máxima

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

 

* Márcio Alexandre

 

Demagogo é o político que, sob seus interesses, especialmente eleitoreiros, faz uso de discursos inflamados para cobrar do poder público que realize essa ou aquela ação. Na prática, é ferramenta utilizada pelos maus para cobrar dos outros aquilo que ele nunca faria se estivesse na mesma condição de quem ele está cobrando.

O que o demagogo visa é induzir o povo. Ao erro. À sua veneração. Aos seus propósitos. É um trapaceiro, para usar um termo popular.

Allyson Bezerra (Solidariedade) a se considerar os vídeos que estão circulando na internet e sua postura como prefeito de Mossoró, é um demagogo de marca maior. Ou de marca nenhuma, porque a maldade não merece slogan.

Como deputado, Allyson inundou suas contas nas redes sociais com postagens, memes, vídeos e tags cobrando da governadora Fátima Bezerra (PT) que pagasse o reajuste do piso docente. Incisivo, vocifera no vídeo: “Primeiro, não é favor, é lei federal, a lei 11.738, é lei federal. É obrigação da governadora, é obrigação de qualquer prefeito implementar o piso dos professores”, discursou com muita ênfase e nenhuma sinceridade.

Como bem disse Allyson, é obrigação da governadora e de qualquer prefeito implantar o piso. Allyson, infelizmente, se elegeu e virou um prefeito qualquer.  Desses que negam direitos, que trapaceiam, que mentem, que buscam os holofotes para se promover, e promovem a malignidade.

No caso de Mossoró, Allyson cercou-se de alguns dos melhores advogados de Mossoró e do Rio Grande do Norte. E para quê? Para encontrar brechas na legislação. Para fazer chicanas jurídicas. Para malabarismos legalistas. Com qual intenção? Negar direitos. Está sendo assim com o reajuste do piso docente. Não custa lembra que a pior maldade é aquela que se faz sob o manto da lei.

O prefeito diz, agora, que há incompatibilidade entre a lei federal (tão inatingível em seu discurso de deputado) com o plano de carreira dos trabalhadores (que ele definia como sacro quando era “sindicalista”).

Mesmo que os vídeos sejam montagem – o que parece não ser o caso –  merece toda reprimenda a tentativa do prefeito de evitar que os professores tenham direito ao reajuste, fruto de tanta luta. O dinheiro do FUNDEB, já disse um certo prefeito,  é sagrado, e para eles  deve ser direcionado.

A mudança de discurso não é só providencial.  É nefasta. É perversa. É desumana. Allyson eleva a demagogia à potência máxima. Os vídeos estão aí para mostrar. Seu modus operandi está aí para confirmar.

 

* Professor e jornalista

 

P. S: o vídeo acima, com as legendas, circula nas redes sociais.

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

Publicidade
Publicidade

Postagens relacionadas

1 comentário

Pedro Holanda de Nogueira 26/02/2022 - 16:04

Acredito muito no potencia político, quando presencio e vejo toda aquela maneira de falar falando por amor ao quê fez, está fazendo e o que pretende fazer
Vejo isso pela qualidade em que ele está produzindo.

Responder

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais