* Márcio Alexandre
A gestão Allyson Bezerra (União Brasil) vai ter que se esforçar muito para evitar que a população de Mossoró não se dê conta do quanto ela fracassa na educação. O fracasso tem sido um fato, mas não se sabe se é incompetência ou projeto
O que se sabe é que desde a fatídica prova aplicada na rede municipal em que a resposta para uma das questões era o nome “Allyson Bezerra ” que a gestão na educação, que não vinha bem, piorou: desvalorização profissional, perseguições, aparelhamento das instituições, precarização do trabalho e descumprimento de promessas.
O que mais acalma a gestão é o silêncio de quem deveria defender a educação.
O aparelhamento dos órgãos de controle, como acontece com os conselhos, traz uma falsa calmaria ao gestor porque ninguém faz o que deveria, e talvez, a pior das coisas: ninguém lhe diz o que precisaria dizer. Ninguém ousa lhe informar que a nau está afundando, mesmo com a água já invadindo o convés principal. Assim, o gestor só se dará conta da perda do barco quando mais ratos saltarem dele.
Hoje, o projeto (?), proposta (?), programa (?) é o retrato real do prefeito: muita mídia e nenhuma média. Muita conversa e nenhuma ação. Muito engodo e, até agora, muita enganação.
Para completar o cenário caótico: nem titular a Secretaria Municipal da Educação(SME) tem. Por isso, mais do que tentativa de enganar profissionais e o povo, as diferentes mensagens sobre o fechamento das escolas ontem, é uma demonstração da falta de rumo da pasta. Da falta de comando. Do vácuo de direção. De como a gestão Allyson Bezerra está perdida quando o assunto é educação.
Não satisfeita com todas as barbaridades feitas por sua vontade, a gestão Allyson interferiu na vontade alheia. Impediu que professores trabalhassem e crianças estudassem. Uma afronta às pessoas, uma infração ao direito dos trabalhadores e um crime contra o futuro.
Convenhamos: não existiu decisão mais sem futuro do que essa de lacrar as escolas. Os alunos perderam e o prefeito não ganhou nada.
A salvação da educação na gestão Allyson Bezerra são os profissionais, a quem ela tanto persegue; os estudantes, a quem ela tanto prejudica, e os pais para quem ela tanto mente.
Colocar cadeado nas escolas para evitar que os profissionais a ela tivessem acesso é, indubitavelmente, colocar um lacre no ataúde do Mossoró Cidade Educação. Que já nasceu morto. Por absoluta inapetência da gestão. Por incompetência ou por projeto mesmo.
Não se trata de minha opinião como jornalista ou de minha leitura como professor. Mas da pura e inquestionável realidade.
* Professor e jornalista
P.s.: abaixo alguns dos fatos que resumem o que tem sido a gestão da educação mossoroense
A prova que reprovou a pedagogia política da gestão Allyson Bezerra
Prefeitura de Mossoró deixa metade de alunos de escola da zona rural sem aulas
Vergonha: Na hora que a Educação de Mossoró mais precisou, instituições se acovardaram
Veja como a gestão Allyson precariza a educação e os prejuízos que isso traz
Gestão Allyson Bezerra dá mais uma demonstração de desprezo pela educação
Mossoró Cidade Educação: sobra mídia, mas estão faltando até coisas simples
Vereador questiona prefeitura sobre investimento mínimo em educação
Ministério Público questiona Secretaria da Educação sobre greve dos professores
Na Cidade Educação de Allyson, não tem um cubículo para os educadores
Bomba: gestão Allyson Bezerra não investe percentual mínimo obrigatório em educação
Prefeito Allyson Bezerra retira mais de R$ 13 milhões da educação
Secretária da Educação de Mossoró é acusada de humilhar auxiliar de sala
Professores denunciam perseguição pela Secretaria Municipal de Educação de Mossoró
Pais de alunos com deficiência protestam contra descaso na educação de Mossoró nesta quarta
Péssima notícia para os professores e para a educação de Mossoró

1 comentário
O gestor de uma empresa, de uma instituição e, portanto, também do município, deve ficar satisfeito com pessoas que não concordam impensadamente com ele. Deve ficar feliz com pessoas com opinião própria, que ousam criticar, têm uma visão diferente e às vezes também são teimosas. As melhores ideais nascem durante este processo!
Claro que um líder quer sempre ter razão, quer mostrar que é o centro da sabedoria e da inteligência. Funciona perfeitamente e por isso merece ser o gestor.
Mas quem não respeita a opinião dos outros, não ouve as outras opiniões, mas governa como um déspota, nunca crescerá, nem em sabedoria, nem em inteligência, nem em conhecimento.
O mesmo acontece com o nosso prefeito que reage como uma criança, batendo os pés para conseguir o que quer sem saber o que é melhor.
Um prefeito deve governar no interesse do povo e não em interesses mesquinhos próprios. Sem mentiras, sen prório agenda! Aprenda e ouse e crescer Allyson! Seja um Gestor de alto padrão, não uma covarde criançada.