Chega ao  fim   hoje  o  prazo para  votação no Prêmio Congresso em Foco 2021. Esta   nesta quinta-feira (30/9) é  o  último dia  para a escolha dos melhores parlamentares do ano, iniciado no dia 1º de setembro. Até o último dia 23, quando foi divulgada a última parcial, mais de 1,36 milhão de votos haviam sido validados. Conforme determina o regulamento, não haverá mais a publicação de parciais. Os vencedores só serão conhecidos na cerimônia de premiação, que será realizada em 21 de outubro.

Todos os parlamentares podem concorrer ao prêmio, exceto aqueles que respondem a ação penal ou inquérito ou a processo por improbidade administrativa ou que exerceram o mandato por menos de 60 dias.

De acordo com a sétima e última parcial, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) lideram a disputa nas categorias de Melhores no Senado e Melhores na Câmara, respectivamente. Já o deputado  Alessandro Molon (PSB-RJ) está na dianteira nas categorias Clima e Sustentabilidade e Defesa da Educação. Já a deputada Luiza Erundina (Psol-SP) está à frente na categoria Mulheres na Política.

A votação fica a cargo do público na internet, de jornalistas que cobrem o Congresso e um júri especializado. Estão aptos a serem votados deputados e senadores que não respondem a investigações criminais ou de improbidade administrativa, que exerceram o mandato por pelo menos 60 dias em 2021 e não tenham histórico, de atos e declarações, contra os direitos humanos.

A votação passa por um rígido sistema de auditagem, tanto internamente quanto externamente, por meio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). Criado em 2006, o Prêmio Congresso em Foco se tornou um marco e  tem como objetivos principais estimular a cidadania, fortalecer a democracia, além de avaliar o desempenho dos parlamentares e valorizar aqueles que, no entendimento da sociedade, melhor a representam.

Para votar é simples. Basta entrar na página de votação (https://premio.congressoemfoco.com.br/),  preencher o cadastro, seu nome, e-mail, e telefone celular.  Depois,   m arcar  em  “sou humano” e identificar  as imagens solicitadas. Essa etapa é importante para barrar o uso de robôs.

Um link será enviado ao e-mail para que o cadastro  seja  confirmado. Atenção: se  a mensagem não tiver chegado, confira na caixa de spam. Você receberá um código numérico. Digite-o para concluir o seu cadastro.

Você pode escolher até 5 senadores e até 10 deputados.

Vote em até três nomes nas categorias especiais: Defesa da Educação, Clima e Sustentabilidade e Mulheres na Política.  (Congresso em   Foco)

Veja como estão  os  parlamentares  do RN   na  votação

Senado

Jean Paul  Prattes/ PT  (11º)

Zenaide  Maia/ PROS  (18º)

Styvenson  Valentim/Podemos  (42º)

 

Câmara

Natália  Bonavides/PT  (19º)

Rafael  Motta/PSB  (100º )

Carla Dickson/PROS (134º)

Walter Alves /MDB   (233º)

João Maia/PL (246º)

Beto Rosado  (249º)

 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo