Não levaram a catedral, mas tiraram o padre
Convencionou-se dizer que em Mossoró, se levarem a Catedral de Santa Luzia do lugar, ninguém se importa. Foi uma forma jocosa criada para falar sobre um suposto comodismo que toma de conta de parte da população e a impede de reagir aos absurdos que por aqui se registram. Pois bem, aquilo que se dizia de forma imaginária e bem humorada, virou uma realidade aterrorizante. Há uns 4 anos, que a Igreja Católica em Mossoró é atacada, desrespeitada e ameaçada. Em Mossoró tem-se feito de tudo para inviabilizar a festa de Santa Luzia, padroeira da cidade. E, claro, que tem um mínimo de bom senso, coragem e inteligência, reclama. Como vinha fazendo padre Flávio Augusto Forte Melo, até então vigário-geral. Mas, por essas razões que muitos sabem e todos que sabem fingem não saber, o religioso virou alvo. E de repente, mandaram-no para longe. Talvez para não causar nenhum incômodo, mesmo quem mais incomode seja quem tem poder. Inclusive de tirá-lo do caminho sob o insosso argumento de que faz “parte”. Não levaram a catedral (ainda). Mas o padre não ficará.
Lula e Alckmin
Descoberto, de forma oficial, o plano que todos sabiam que existiam: que para se consumar o golpe de Estado era necessário eliminar os eleitos. Lula e Alckmin, portanto, estavam na alça de mira dos criminosos que queria continuar no poder. Mesmo tendo perdido as eleições.
Distância
É por essas e outras razões que é necessário manter distância de qualquer um que relativize o que aconteceu em 8 de janeiro do ano passado. Quem tem um mínimo de apreço pelos criminosos que agiram em 8 de janeiro por aqueles que se beneficiariam do golpe, não merecem o mínimo de confiança. Precisam, sim, se punidos na forma da lei. Quem agiu, quem deu o apito do cachorro e quem faz apologia ao crime.
Cinema
Começa hoje o II Cine Árido, na Sala de Cinema do Sesc. O festival segue até 21 de Novembro. A noite de premiação acontecerá na sala do Multicine Mossoró, no Partage Shopping, às 18h30 do dia 21 de Novembro.
Feira do Empreendedor
Nos dias 25 e 26 de novembro, a Faculdade de Ciências Econômicas (Facem) sediará a Feira do Empreendedor Universitário (Femur) 2024, um evento que promete movimentar o campus e oferecer uma experiência imersiva para o público universitário. Organizada pelos docentes das disciplinas Administração de Pequenas e Médias Empresas, Administração da Produção II e Orçamento Empresarial, a feira conta com a liderança dos professores Vagner Miranda de Carvalho, Ana Augusta da Silva Campos e Fábio Ricardo Procópio de Araújo.
OAB
Denúncias chegadas à coluna dão conta de que Subseção da OAB em Mossoró vive verdadeiro desmonte. Até mesmo uma Câmara do Tribunal de Ética foi retirada daqui.