Duas iniciativas educacionais potiguares idealizadas pela deputada estadual Isolda Dantas acabam de dar um novo passo em sua trajetória: os Cursinhos Populares Dona Militana, em Natal, e Dona Clinária, em Mossoró, foram selecionados em edital do Ministério da Educação e agora fazem parte da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), ao lado de outros 130 projetos semelhantes em todo o Brasil.
Com a aprovação, os cursinhos deverão receber mais de R$ 300 mil em investimentos, fortalecendo suas atividades e ampliando o impacto social. Uma das principais novidades para este ano é a concessão de bolsa permanência de R$ 200 para estudantes em situação de vulnerabilidade, um importante incentivo para garantir a permanência dos jovens no processo de preparação para o ENEM.
Criados a partir do mandato da deputada estadual Isolda Dantas (PT), os cursinhos populares buscam democratizar o acesso ao ensino superior por meio de uma educação crítica, gratuita e enraizada na realidade das juventudes da periferia e de escolas públicas. Desde sua criação, os cursinhos já atenderam mais de 500 estudantes e garantiram diversas aprovações em universidades públicas.
“Acreditamos numa educação inclusiva, atuante e fora da lógica de mercado! Os cursinhos populares que construímos são frutos da nossa missão de levar educação para todos os lugares. Agora, com o apoio do MEC e da Rede Nacional, vamos ampliar ainda mais o acesso à universidade para a juventude potiguar. Essa é a luta que nos move!”, afirmou a deputada Isolda Dantas.
O Cursinho Dona Militana, em Natal, nasceu em 2021 com aulões e foi expandido a partir de emenda parlamentar de Isolda executada pela FAPERN. Hoje, oferece aulas noturnas de segunda a quinta-feira, tem reconhecimento como projeto de extensão da UFRN, já participou de eventos nacionais e foi premiado pela FAPERN como Projeto de Destaque em Ciências Humanas.
O Cursinho Dona Clinária, também financiado por emendas parlamentares da deputada e pela FAPERN, atua desde 2022 em Mossoró. Em parceria com escolas estaduais, tem promovido aulões semanais e já atendeu centenas de estudantes da cidade e região. Em ambos os casos, o foco é mais do que o conteúdo: é construir uma formação cidadã e comprometida com a transformação da realidade.
Os cursinhos são uma parceria do mandato de Isolda com a vereadora Brisa Bracchi em Natal e com a vereadora Plúvia Oliveira em Mossoró, e levam os nomes de duas figuras icônicas da cultura popular potiguar: Dona Militana, cantadora de romances e guardiã da tradição oral nordestina, e Dona Clinária, mestra do Boi de Reis em Mossoró. Com essa inspiração, seguem firmes como experiências vivas de educação popular transformadora.
As inscrições devem começar no segundo semestre desse ano, e podem ser acompanhadas através das redes sociais dos cursinhos: @cpdonamilitana e @cpdonaclinaria