Mais de 20 escolas estaduais da jurisdição da Décima Segunda Diretoria Regional de Educação e Cultura (12ª DIREC) iniciaram essa semana a realização de suas Feiras de Ciências. São milhares de alunos envolvidos com a produção científica. Até agora, a previsão é que sejam produzidos 300 projetos científicos.
De acordo com Kelvilane Queiroz, responsável da 12ª DIREC pelo suporte às escolas na realização desses eventos, nas feiras escolares os melhores projetos serão selecionados para a Feira de Ciências Regional, a ser realizada no final de outubro e que reunirá escolas de seis DIREC´s: 8ª, 11ª, 12ª, 13ª, 14ª e 16ª.
“Na Feira Regional, serão distribuídas credenciais para a Feira do Ciência para Todos. A 12ª DIREC também distribuirá duas credenciais para a MostraTEC, sendo uma para projeto de escolas do Ensino Fundamental e outra para o Ensino Médio”, ressalta Kelvilane Queiroz.
As feiras de ciências se tornaram importantes recursos de produção e difusão do conhecimento, se incorporando ao calendário de escolas e redes de ensino. Mais do que ferramentas pedagógicas, essas atividades contribuem para ampliar a visão dos estudantes sobre o mundo de forma a que possam transformar não somente sua trajetória escolar, mas suas vidas em geral.
Para a escolas, os resultados mostram a importância de continuar realizando-as. Para as redes de ensino, a necessidade de apoiá-las. Além de contribuir na formação dos estudantes, as feiras servem de exemplo. A maioria dos alunos que participam desses eventos revela que começou a se interessar pela ciência ao observar colegas participando das feiras.
Diretor da 12ª DIREC, o professor Jadson Arnaud destaca que é analisando essas perspectivas e vendo nas feiras de ciências uma importante contribuição à forma dos estudantes que o Governo do Estado, a Secretaria Estadual de Educação, Ciência, Cultura e Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN) e a 12ª DIREC somam esforços na realização desses eventos.
O Governo do Estado, através da SEEC/RN, oferece apoio logístico para que as feiras aconteçam além de custear despesas de alunos e professores em eventos fora do Estado. O Rio Grande do Norte já teve aluno participando de feiras nacionais e internacionais, até mesmo nos Estados Unidos, por exemplo.
“É difícil imaginar hoje as escolas sem essas feiras pela importância que adquiriram, pelos resultados que apresentam e pela transformação que possibilitam na vida não só dos alunos, mas também dos professores e equipes das unidades de ensino”, destaca Jadson Arnaud, diretor da 12ª DIREC.
Veja abaixo a relação de escola, com as datas de realizações e total de projetos de cada uma:
- E. E. PROFª MARIA STELLA PINHEIRO COSTA – Data: 28/8 – 24 Projetos
- E. E. JOSÉ MARTINS DE VASCONCELOS – Data: 28/8 – 8 Projetos
- E. E. JOÃO DE ABREU (Baraúna) – Data: 30/8 – 7 Projetos
- E. E. PROF. HERMÓGENES NOGUEIRA DA COSTA (Ab. IV) – Data: 4/9 – 18 Projetos
- E. E. E. M. T. I. PROF. AIDA RAMALHO CORTEZ PEREIRA – Data: 31/8 – 3 Projetos
- E. E. E. M. T. I. FCO ANTONIO DE MEDEIROS – Data: 4/9 – 3 Projetos
- CEEP PROF FCO DE ASSIS PEDROZA – Data: 23 a 27/08 – 75 Projetos
- E. E.GOV DIX SEPT ROSADO – Data: 30/8
- E. E. MANOEL JUSTINIANO DE MELO – Data: 28/8 – 10 Projetos
- E. E. CENTENÁRIO DE MOSSORÓ – Data: 19 a 21/8 – 33 Projetos
- E. E. PROFº SOLON MOURA – Data: 31/8 -5 Projetos
- E. E. PE. JOSÉ DE ANCHIETA (Serra do Mel) – Data: 31/8 – 10 Projetos
- E. E. CONSELHEIRO BRITO GUERRA – Data: 2/9 – 1 Projeto
- E. E. RUI BARBOSA – Data: 27/8 – 35 Projetos
- CAS – Data: 17/8 – 6 Projetos
- E. E. NOSSA SENHORA DE FÁTIMA – Data: 4/9 – 15 Projetos
- E. E. PROFº JOSÉ DE FREITAS NOBRE – Data: 31/8 e 1/9 – 15 Projetos
- E. E. PADRE SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS – Data: 31/8 – 4 Projetos
- E. E. MANOEL JOÃO – Data: 4/9 – 5 Projetos
- E. E. MONS. RAIMUNDO GURGEL – Data: 26 e 27/8 – 10 Projetos
- E. E. PROFº MANUEL JOÃO (Grossos) – Data: 20/8 – 5 Projetos
- E. E. JOÃO PAULO II – Data: 9/9 – 8 Projetos
- E. E. GILBERTO ROLA – Data: 9/9- 1 Projeto
Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com