O Palácio da Resistência entrou em operação de guerra. O objetivo é acelerar a transição para a transmissão do cargo do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) para Marcos Bezerra (PSD).
Na prática, de acordo com informações de bastidores, há pouca coisa que Allyson precisa repassar para Marcos. O que está em jogo é a urgência em inaugurar obras que tragam dividendos políticos para Allyson.
O atual prefeito só quer deixar o Executivo após inaugurar o complexo viário 15 de Março. Mesmo que a obra não esteja cem por cento pronta.
A pressa para deixar a prefeitura tem um nome: Mederi. Allyson esperanceia deixar o Palácio da Resistência antes da possibilidade de ser obrigado a deixá-lo.
O prefeito teme uma medida de afastamento pela Justiça a partir de pedido feito pela Polícia Federal e/ou Controladoria Geral da União (CGU).
De acordo com fontes ouvidas pelo Boca da Noite, o pedido feito por Allyson Bezerra para ser avisado sobre medidas restritivas não tinha o objetivo de receberem resposta objetiva sobre o pedido (algo improvável), mas de medir a temperatura sobre tais medidas.
De forma objetiva, Allyson analisa o cenário para deixar a prefeitura antes de qualquer medida judicial, principalmente de pedido de afastamento do cargo, o que seria mortal para sua candidatura ao Governo do Estado. No Palácio da Resistência, esse é o assunto que toma de conta das conversas. Das rodas de café nos corredores às reuniões mais reservadas.
Ugmar Nogueira
Ugmar Nogueira
Radialista desde de 1999 com DRT N° 1597 – SRTE/RN – Formado em Saneamento Ambiental e Estudante de Direito. Defensor da boa política, conhecido pela coerência de minhas ações em defesa do cidadão e da democracia.
Esquema que tem Allyson Bezerra como suspeito teria utilizado conta de uma menor de idade para lavar dinheiro, afirma PF
Alvo principal da Operação Mederi, o prefeito de Mossoró e pré-candidato ao governo do Rio Grande do Norte, Allyson Bezerra (União), está sendo investigado por suposto envolvimento em rede de propinas e fraudes em licitações da área da Saúde. A Polícia Federal (PF) identificou uma conta laranja, em nome de uma menor de idade, utilizada por operadores dessa rede.
Como eixo do esquema está a companhia Dismed, que teria como sócio-administrador o empresário Oseas Monthalggan. Ele está sendo apontado como responsável por organizar e determinar a entrega de propinas para agentes públicos.
Ainda conforme informações da PF, o esquema na área da Saúde, que incluía fraude em licitações, chegou aos municípios de Serra do Mel, Mossoró, Paraú, São Miguel, José da Penha e Tibau, todos no Rio Grande do Norte.
As investigações apontaram, ainda, que a filha de Oseas Monthalggan e Roberta Ferreira Praxedes da Costa, esposa do sócio da Dismed e proprietária da Drogaria Mais Saúde, também envolvida no esquema, teve a conta bancária usada pelos pais para lavar dinheiro.
“Cliente não aparenta possuir capacidade econômico-financeira para movimentar tal volume de recursos. Suspeita-se de movimentação de recursos de terceiros, notadamente de seu pai, para fins de sonegação fiscal”, destacou a PF.
Em outra análise dos investigadores, a maior parte das saídas de dinheiro da Drogaria Mais Saúde foi direcionada para a filha de Roberta e Oseas. A conta dela recebeu R$ 427 mil, entre julho de 2022 e junho de 2023.
“Matemática de Mossoró”
O principal cliente da Drogaria Mais Saúde era a cidade de Serra do Mel, a 250 quilômetros de Natal. De 2024 a 2025, o município de apenas 13 mil habitantes pagou à empresa R$ 1,4 milhão.
Por trás das transferências estaria o ex-vice-prefeito de Serra do Mel e indicado pela PF como sócio, de fato, da Dismed, José Moabe Zacarias Soares (PSD).
Moabe foi candidato a prefeito em 2024 e teria operado junto a Oseas os pagamentos de propina em Mossoró e nos outros municípios que estão sendo investigados pela Operação Mederi.
Moabe e Oseas, em um diálogo interceptado, contam detalhes do que chamam de “Matemática de Mossoró”, esquema que, segundo os investigadores, atenderia às demandas de Allyson Bezerra em relação ao repasse de propinas.
“Olhe, Mossoró, eu estudando aqui. Como é a matemática de Mossoró. Tem uma ordem de compra de quatrocentos mil. Desses quatrocentos, ele entrega duzentos. Tudo a preço de custo! Dos duzentos ele vai e pega trinta por cento, sessenta R$ 60.000,00, então aqui ele comeu R$ 60.000,00! Fica R$ 140.000,00 pra ele entregar cem por cento. Dos cento e quarenta ele R$ 70.000,00. Setenta com sessenta é meu, R$ 130.000,00. Só que dos cento e trinta nós temos que pagar cem mil R$ 100.000,00 a Allyson e a Fátima, que é dez por cento de Fátima e quinze por cento de Allyson. Só ficou trinta mil R$ 30.000,00 pra a empresa!”, afirmou Oseas Monthalggan, em maio de 2025.
“O topo do esquema”
Os investigadores consideram que o prefeito de Mossoró e seu vice, Marcos Bezerra (PSD), operavam “o topo do esquema”, além de receber “propina em porcentuais definidos sobre os contratos” com a Dismed. Bezerra também foi alvo de busca e apreensão no âmbito da Operação Mederi.
“Em relação a Allyson e Marcos, há referências nominais específicas nas conversas indicando recebimento de valores”, apontou a PF.
“No nível intermediário, estariam os gestores administrativos, que garantiriam as condições institucionais para funcionamento do sistema. No nível operacional, estariam os fiscais e gestores de contrato que viabilizariam concretamente as entregas parciais mediante atestados. Externamente à administração pública, estariam os empresários, que operacionalizariam o esquema no âmbito privado”, ressaltou a investigação.
Imagem: Monthalggan e Allyson são apontados pela PF como dois dos principais integrantes do esquema criminoso
Veja mais sobre a operação nos links abaixo
Estão abertas as inscrições aos interessados em participar do Simpósio Nacional de História do Crime. O evento, em sua quinta edição, vai acontecer na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Mossoró, no período de 4 a 6 de maio.
O V Simpósio Nacional de História do Crime celebra treze anos de uma trajetória marcada pela excelência acadêmica e pelo fortalecimento da rede de pesquisadores dedicados à História Social do Crime no Brasil.
Desde sua primeira edição, em 2011, o evento tem percorrido o território nacional, com passagens marcantes por Maceió, Uberlândia, São Leopoldo e Recife, consolidando-se como o principal fórum itinerante para o debate sobre justiça, controle social e criminalidade.
A quinta edição, em Mossoró, simboliza não apenas a retomada de um espaço vital de interlocução após um intervalo de oito anos, mas também a descentralização do debate historiográfico ao trazer para o semiárido potiguar as mais recentes discussões sobre o aparato repressivo e a cultura jurídica brasileira.
O evento propõe um mergulho profundo nas múltiplas faces da historiografia do crime, abrangendo desde a análise das narrativas de crime, literatura de crime, banditismo, true crime, instituições policiais e prisionais até as representações sociais construídas pela imprensa e pelo judiciário.
O propósito central é fomentar o diálogo entre pesquisadores consolidados, docentes de pós-graduação e estudantes em formação, promovendo o intercâmbio de metodologias e novas perspectivas sobre o tratamento de fontes documentais.
Esta edição é uma realização conjunta do Departamento de História da UERN e do Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA), contando com a articulação científica do Grupo de Pesquisa História do Nordeste: Sociedade e Cultura e do Grupo de Trabalho (GT) História do Crime, Polícia, Justiça e Prisões da ANPUH-PE.
Através dessa cooperação institucional, o Simpósio oferecerá uma programação diversificada com conferências nacionais e internacionais, mesas-redondas e oficinas práticas voltadas à formação metodológica.
Inscrições – A participação no V Simpósio Nacional de História do Crime oferece diferentes modalidades de engajamento, cada uma com requisitos específicos.
Todo participante deve, obrigatoriamente, realizar a Inscrição Geral no evento. Esta modalidade é aberta a todos os públicos (graduandos, pós-graduandos e profissionais)
Certificação: Dá direito ao certificado de participação geral como ouvinte (carga horária total do evento).
Participação em Oficinas – Caso deseje participar de uma das oficinas práticas, o congressista deverá:
Estar devidamente inscrito na modalidade geral.
Selecionar a atividade desejada na aba “Programação/Atividades”.
Apresentação de Trabalho (Simpósios Temáticos)
Para submeter sua pesquisa e apresentá-la em um dos Simpósios Temáticos (STs):
Requisito de Titulação: Conforme determinação da Comissão Organizadora, a modalidade de Apresentação de Trabalho é restrita a pesquisadores que estejam cursando o Mestrado ou possuam titulação superior (Mestres e Doutores).
Realize sua Inscrição Geral no evento.
Acesse a seção de “Submissões”.
Clique em “Apresentação de Trabalho” e selecione o ST de sua preferência.
Informações Importantes – Atenção aos Prazos: As vagas para oficinas e STs são limitadas e o sistema encerrará as inscrições automaticamente assim que o teto for atingido.
Acúmulo de Atividades: O participante pode se inscrever para receber o certificado de STs e Oficinas simultaneamente, desde que as taxas correspondentes sejam quitadas.
Antes de viajar neste Carnaval, a Prefeitura de Mossoró orienta à população a manter suas casas limpas, seguras e protegidas, evitando o surgimento focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite as arboviroses. A adoção de medidas práticas e simples são importantes no combate ao mosquito da dengue, assegurando a saúde de todos.
No período carnavalesco, muitos mossoroenses viajam, ficando distantes de casa, com isso, o imóvel passa muitos dias fechados, sem os devidos cuidados. Diante disso, a falta de prevenção pode levar a focos do mosquito transmissor de doenças como dengue, Zika e chikungunya.
Cabe ressaltar que, o calor e as chuvas comuns para este período do ano na nossa região, durante os dias de folia, são combinações propícias para o aumento no número de criadouros das larvas dos mosquitos.
É fundamental que os moradores atuem de forma efetiva, colaborando com o trabalho realizado ao longo de todo o ano pelos agentes de combate às endemias do município. Neste sentido, os profissionais de saúde realizam importante serviço de visita às residências, em bairros e comunidades, levando orientações.
Veja algumas dicas:
- Mantenha as lixeiras fechadas;
- Feche os vasos sanitários;
- Mantenha objetos que possam acumular água em locais cobertos;
- Fechar bem a caixa d’água;
- Cobrir grandes reservatórios de água como piscinas;
- Solicite para quem for cuidar dos animais trocar a água e lavar o recipiente;
- Vistorie o seu quintal antes de viajar, verificando se há lixo parado ou outros depósitos de água;
- Feche bem os ralos com tela;
- Fazer a manutenção das calhas para um bom escoamento da água;
- Manter o quintal sem objetos que possam acumular água em caso de chuva como garrafas pet, latas, pneus, tampinhas e outros;
- Não deixe pratos e outros recipientes embaixo dos vasos de planta.
O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil) anunciou, oficialmente, sua pré-candidatura ao Governo do Estado. O ato aconteceu em Natal, sábado (7/2), no Hotel Praia Mar Arena, no bairro de Lagoa Nova/
O encontro contou com presenças de lideranças do União Brasil, PP, PSD e MDB. Pelo PSD, participaram a senadora Zenaide Maia e o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado (marido de Zenaide). O MDB marcou presença com o vice-governador Walter Alves e o ex-governador Garibaldi Alves Filho. Também participou o presidente estadual do União Brasil, ex-governador e ex-senador José Agripino Maia.
Na oportunidade, Allyson Bezerra revelou que até o fim de março deverá se afastar do cargo de prefeito de Mossoró, que ficará sendo exercido pelo vice-prefeito Marcos Bezerra (PSD).
A cidade de Apodi, no Oeste do Rio Grande do Norte, registrou uma noite de extrema violência neste domingo (8). Dois homens foram mortos a tiros por volta das 19h56, na Rua Paulo Pinto, em um crime que causou medo e apreensão entre os moradores da região.
De acordo com informações preliminares, uma das vítimas foi identificada como Raimundo Deodato da Costa Neto, de 26 anos. Ele estava em frente a um imóvel que havia alugado para criação de galos quando quatro homens chegaram em um carro branco e abriram fogo.
Na tentativa de escapar, Raimundo correu para dentro de uma residência vizinha. No local encontrava-se Francisco Marcelo de Medeiros, também de 26 anos, gari da Prefeitura de Apodi. Os suspeitos invadiram a casa e executaram os dois jovens no interior do imóvel.
Antes de fugir, os criminosos picharam a fachada da residência com a sigla “SDC”, referência ao Sindicato do Crime do Rio Grande do Norte, facção criminosa com atuação no estado, o que indica uma possível ligação do crime com o crime organizado.
A Polícia Militar isolou a área até a chegada da Polícia Científica, que realizou os procedimentos periciais. No local, foram encontradas cápsulas de munições de diferentes calibres. Os corpos foram recolhidos e encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Pau dos Ferros.
Ainda segundo a polícia, Raimundo Deodato possuía passagem pelo sistema prisional por tráfico de drogas e integrava uma família marcada por episódios de violência. O pai dele foi assassinado há mais de 20 anos, assim como o tio, o ex-vereador Ailton Tenório, morto anos atrás.
O caso será investigado pela Divisão Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que trabalha para identificar os autores e esclarecer a motivação do duplo homicídio.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem de 33 anos na noite deste domingo (8), por volta das 20h30, durante fiscalização na BR-427, no município de Caicó, região Seridó do Rio Grande do Norte. Ele foi detido pelos crimes de furto de veículo e embriaguez ao volante.
O veículo recuperado, uma Ford F1000, havia sido furtado horas antes no município de Paulista, no estado da Paraíba. A abordagem ocorreu após o condutor desobedecer à ordem de parada, o que levou os policiais a realizarem um acompanhamento tático pela rodovia federal.
No momento da abordagem, os agentes constataram sinais visíveis de embriaguez, como fala desconexa e dificuldade de equilíbrio. O homem confessou o furto do veículo e se recusou a realizar o teste do etilômetro (bafômetro).
Diante da recusa, a equipe da PRF lavrou o Termo de Constatação de Sinais de Alteração da Capacidade Psicomotora (TCS), documento que atestou a condição de embriaguez do condutor, conforme previsto na legislação de trânsito.
A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Caicó (RN), onde foram adotados os procedimentos legais cabíveis.
Em nota, a PRF reforçou que mantém ações permanentes de fiscalização e combate à criminalidade nas rodovias federais, com o objetivo de garantir a segurança viária e a proteção da sociedade.
Imagem: Redes Sociais
O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil) um dos alvos da operação que investiga desvios de dinheiro da saúde de Mossoró, não colaborou com a investigação.
Logo após os investigadores deixarem sua mansão num condomínio de luxo de Mossoró, Allyson gravou um vídeo para dizer que tinha colaborado com os policiais. Era mentira.
De acordo com documentos obtidos pelo Blog do Dina, Allyson não só não colaborou como dificultou a atuação policial.
O prefeito teve três equipamentos eletrônicos seus apreendidos: dois iPhones e um MacBook. O prefeito se recusou a informar as senhas desses aparelhos
Legalmente, os acusados não são obrigados a fornecer senhas a policiais. Ocorre, no entanto, que ao dizer que tinha colaborado com a investigação, Allyson deixou subentendido que teria facilitado a investigação, quando aconteceu justamente o contrário.
O questionamento que se faz agora nos âmbitos político e policial é sobre a motivação de Allyson para dificultar as investigações. No que tange ao trabalho policial, logo se saberá o que Allyson quis esconder.
Essas informações poderão ter impacto no campo político.
Prefeitura de Mossoró lança programa Semear 2026 e inicia entrega de combustível para agricultores
A Prefeitura de Mossoró lança nesta terça-feira (10) a edição 2026 do programa Semear, iniciativa voltada ao fortalecimento da agricultura familiar no município. O evento será realizado no Parque de Exposições Armando Buá, a partir das 8h30, e marca o início da entrega das primeiras ordens de combustível para os agricultores cadastrados.
O programa é executado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) e tem como principal objetivo auxiliar os pequenos produtores rurais no preparo do solo para o plantio, especialmente neste período de início das chuvas na região de Mossoró.
Por meio do Semear, cada família agricultora cadastrada e aprovada recebe 22 litros de óleo diesel, quantidade suficiente para o corte de um hectare de terra. O benefício contribui diretamente para a redução dos custos de produção e para o aumento da produtividade agrícola nas comunidades rurais.
De acordo com o secretário de Agricultura de Mossoró, Faviano Moreira, o momento é estratégico para os produtores.
“É chegado o momento de liberar as primeiras ordens de combustível para os agricultores cadastrados no programa Semear, permitindo que eles iniciem o plantio com a chegada das chuvas na região de Mossoró”, destacou.
O programa Semear atende agricultores familiares que vivem em comunidades rurais e projetos de assentamento, fomentando o desenvolvimento rural e fortalecendo a economia local. Os beneficiários recebem uma ordem de entrega do combustível, com prazo definido para retirada e posterior comprovação da realização do corte de terra.
Em 2025, mais de 4,3 mil agricultores foram beneficiados pelo programa, consolidando o Semear como uma das principais políticas públicas de apoio à agricultura familiar em Mossoró.
FOTO: Wilson Moreno
Defesa Civil estadual monitora situação em municípios do RN com ocorrência de chuvas
Responsável pela articulação com o fim de proteção e socorro da população em casos de desastres naturais, a Defesa Civil do Rio Grande do Norte registrou intercorrências causadas pelas chuvas de sexta-feira (6) nos municípios de Ceará-Mirim, Boa Saúde e São Tomé.
Em Ceará-Mirim, a chuva de 128 milímetros provocou o transbordamento de uma lagoa de captação e alagamento de ruas, com registro de seis pessoas de uma mesma família desalojadas, ocorrência atendida pela Defesa Civil Municipal e Assistência Social do Município.
Em Boa Saúde, a primeira grande chuva do ano, de 93 milímetros, conforme a Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), alagou ruas e deixou três famílias desalojadas. Há registros também de que o muro de uma casa caiu devido à força da água.
Em São Tomé, a passagem molhada Pedra Preta, que interliga diversas comunidades rurais à sede do município, foi danificada pela correnteza. Diante da situação, e de forma preventiva, a passagem molhada foi bloqueada. Passagem molhada é uma estrutura construída nos leitos de riachos e pequenos rios não perenes, para facilitar o tráfego de veículos no período de inverno.
Em Natal, a Lagoa do Jardim Primavera transbordou, alagando ruas e causando transtornos para moradores de imóveis localizados em seu entorno.
“De forma geral, apesar da intensidade das chuvas em vários municípios, não houve necessidade de acionamento do Corpo de Bombeiros”, disse o Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Tenente Coronel Alexandre Henrique Fonsêca de Araújo Lima. Durante todo o dia, a Defesa Civil Estadual monitorou, acompanhou e orientou o trabalho realizado pelas equipes das defesas civis dos municípios.
CHUVAS NO RN – A Emparn registrou a ocorrência de chuvas em 95 estações, no período de 7 horas da manhã de quinta-feira, dia 5, até 7 horas da manhã de sexta-feira (06). A maior delas foi em Pedro Avelino, na região Central do Estado, com 122,5 milímetros.
Do total de municípios com registros de chuvas de intensidades variadas, 18 estão em situação de emergência por seca classificada como grave, caso de Pedro Avelino, 06 em seca extrema (Assu e Santana do Seridó, entre elas) e 09 em seca moderada, com destaque para Monte das Gameleiras, onde choveu 95 milímetros.
Diante da tendência de continuidade das chuvas, o Cemaden emitiu alerta de risco hidrológicos moderado para Natal e Extremoz, com possibilidade de alagamentos em função da extrapolação da capacidade de escoamento de sistemas de drenagem urbana e consequente acúmulo de água em ruas, calçadas e outras infraestruturas urbanas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu aviso de chuvas intensas no fim de semana, com riscos potenciais nas quatro mesorregiões do RN: Leste, Agreste, Central e Oeste.
O aviso do Inmet traz orientações para proteção das pessoas em situações como a de hoje em Natal, com chuva acompanhada de relâmpagos e trovões. “Em caso de rajadas de vento não procure abrigo debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Não estacione o veículo próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informação junto a Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiro (193)
“Estamos em contato com os municípios e à disposição para apoiá-los. Estamos monitorando a situação. Em caso de necessidade, emitiremos alerta pela Defesa Civil via mensagem de texto da Interface de Divulgação de Alertas Públicos”, explicou o Coordenador Estadual.



