A vereadora Divaneide Basílio (PT-Natal) é a nova presidenta da Frente Parlamentar da Mulher da Câmara Municipal de Natal. A parlamentar, que também gere as ações da Comissão de Direitos Humanos do legislativo municipal da capital potiguar, sucede a ex-vereadora Júlia Arruda (PCdoB), que desde junho, está na Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH-RN).

“Assumo essa tarefa com o compromisso de honrar o trabalho que sempre foi desenvolvido nesse espaço e reforçar os debates de raça e classe, que são fundamentais para que a gente dê conta da pluralidade dessa luta necessária que é defesa, conquista e manutenção dos direitos das mulheres”, explica Divaneide.

A posse da petista, que nas eleições de 2020 foi a vereadora mais votada de Natal, aconteceu durante o Seminário “Mulheres livres de violência: essa pauta nos une”, na última sexta-feira, 27, na sede da OAB, organizado pelas seis parlamentares da CMN em alusão ao Agosto Lilás.

Divaneide – Natural de Pedro Avelino, interior do RN, Divaneide Basílio começou a sua vida política nos movimentos pastorais do meio popular, nos anos 1980. Moradora da Zona Norte, mãe de quatro filhos, foi a primeira pessoa da sua família a entrar numa universidade pública.

Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores nos anos 1990. Durante os governos do PT, participou da construção das políticas de juventude em nível nacional, ocupando a chefia de gabinete da Secretaria Nacional de Juventude durante o governo Dilma. Em 2019, após a ida de Natália Bonavides para o Congresso Nacional como Deputada federal, assume a vaga do PT na Câmara Municipal, tornando-se a primeira vereadora negra da história da capital potiguar. Nas eleições de 2020, mantém seu mandato, sendo a mulher mais votada de Natal com 5.964 votos.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo