Hospitalizações  por Covid podem ter alta em setembro, alerta especialista da Regional de Saúde

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

O enfermeiro sanitarista Thialisson Santos Ribeiro, que trabalha no apoio técnico ao combate à COVID-19 na II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), alerta para o risco de hospitalizações por COVID-19 no mês de setembro.

Seguindo o que está acontecendo na epidemiologia de alguns outros países, a variante delta, a diminuição da proteção das vacinas e o afrouxamento das regras sanitárias estão entre as explicações para a preocupação.

A esperança é que, com o avanço da vacinação, ao menos o número de óbitos não cresça no mesmo período. Thiallison lembra qu os imunizantes muitas vezes não impedem a infecção pelo novo coronavírus, mas diminuem seus efeitos e impedem o agravamento da doença. A variante Delta, que é mais contagiosa, e a diminuição da proteção das vacinas na população mais idosa, a primeira a se imunizar, estão entre as explicações para a preocupação.

Uma das medidas que a pasta acredita que podem frear um crescimento maior é a aplicação da terceira dose da vacina nos imunossuprimidos e nos mais idosos, que começam a receber o reforço a partir de 15 de setembro. Uma outra iniciativa já anunciada é a redução do intervalo entre a primeira e a segunda dose das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca, melhorando a perspectiva de ampliação da cobertura vacinal no país.

“Um estudo de pesquisadores da USP, da UERJ e da UFRJ mostra que 100 milhões de pessoas, ou quase a metade da população brasileira, ainda não estão completamente imunizadas, o que permite que o vírus ainda circule de forma acelerada”, informa Thialisson Ribeiro.

“É  imperioso que os estados e municípios deem os braços ao Programa Nacional de Imunizações. Deste modo, chegaremos mais rápido no nosso objetivo de imunizar, com as duas doses da vacina, até 75% da população adulta até outubro. O uso correto de máscara e o distanciamento físico serão fundamentais agora”, ressalta o enfermeiro sanitarista, Thialisson Santos Ribeiro.

Thialisson Ribeiro é Mestrando em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui Residência em Saúde Coletiva pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz PE) (2018). É Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) (2015).

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais