Marrom Lanches, o recado, o coronelismo e um equívoco lamentável

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

 

O vereador Marrom Lanches (União Brasil) postou um vídeo nas redes sociais que tem chamado a atenção. Sentado num máquina que parecer ser um trator da prefeitura de Mossoró, o parlamentar anuncia que o asfalto chegou à rua Manoel Freire. Um ato muito pequeno para a importância do cargo que ocupa. E ele vai além.

“Atenção, vereadores: cuidem dos seus bairros. Desse aqui cuido eu”. Se o aviso já diminuía a importância do verdadeiro papel de um vereador, o recado reduziu ele a nada.

Poucas coisas são tão degradantes para um homem público como se achar dono daquilo que é do povo. Mais que isso. Quando quer transformar uma área, um bairro, uma cidade em curral eleitoral. “Desse aqui cuido eu”, garantiu o vereador, como se nada de bom pode chegar aquele lugar se não for por suas mãos. Se não tiver o seu carimbo. Se não for chancelado por sua vontade. Nada mais tosco, atrasado. Coronelismo em estado puro.

Tão repugnante quanto o coronelismo que Marrom Lanches acredita representar é o equívoco com que o vereador confunde o seu papel enquanto representante do povo. E aqui é necessário abrir um parênteses e fazer justiça a Marrom: ele não está sozinho. Infelizmente.

Um outro vereador, do mesmo partido de Marrom, postou em suas redes sociais que o tal asfalto havia chegado à mesma rua do mesmo bairro que Marrom se acha donatário. E isso explica o porquê de Marrom ter feito a equivocada postagem.

Sem criar um projeto de lei que represente benefícios à coletividade. Sem propor um debate que interesse à população. Sem cumprir com sua atuação de fiscalizador. Atuando apenas para legitimar e dar ares de legalidade a tudo o que a gestão municipal faz – mesmo que sejam irregulares – cabe à maioria dos vereadores governistas brigar por indicações de pequenos serviços. Principalmente às vésperas de eleições.

Aos que agem assim, fica para a população a sensação de quem gastam muito com parlamentares que pouco oferecem à cidade.

 

Publicidade

Postagens relacionadas

1 comentário

RAIMUNDO ANTONIO DE SOUZA LOPES 20/05/2024 - 22:28

Infelizmente, e por culpa mais nossa do que dele, nossos representantes são todos mais ou menos nivelados. Aqui e acolá se salva um com competência e conhecimento para legislar em nome do povo. Esse analfabetismo constitucional, aliado à ambição pessoal, caracteriza a política da qual estamos inseridos sem perspectivas de mudanças. E quando digo isso, digo pelo fato de como são formadas as coligações, e os prepostos destes, aos cargos eletivos.

Responder

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais