Organizada pelas jornalistas Ceiça Guilherme e Sayonara Amorim, a revista Matracas, vai ao ar na próxima sexta-feira, 22/10. Trata-se de um projeto de jornalismo virtual independente que nasce com a proposta de atuar sob a perspectiva feminista. Um veículo que será pautado pelas lutas das mulheres, na defesa de seus direitos e contribuindo no combate a violência contra mulher em suas variadas formas.

De acordo com Ceiça Guilherme o foco é promover um espaço para mulheres, para ouvir mulheres, para valorizar mulheres. “Vamos contar histórias que não estão sendo contadas, vamos disponibilizar um veículo para transportar as mensagens dessas mulheres e contribuir com as lutas. Acredito que muita coisa boa poderá sair dessa união entre jornalismo e feminismo”.

O projeto nasceu de uma ideia de Ceiça e Sayonara, porém, na construção da revista um elenco de peso vem contribuindo. O time é formado por mulheres que já estão inseridas na luta, pesquisadoras, militantes, mães, poetisas. Além das colunistas, a Matracas conta com a colaboração de grandes jornalistas como Emanuela de Sousa, Clarissa Paiva e Daniela Silveira, que vem contribuindo com o trabalho de colocar a revista no ar.

Sayonara Amorim destaca que “a Matracas nasce com um propósito claro e assumidamente passional de defender e exaltar mulheres. Temos como meta ser um espaço liberado para expor ideias, fatos, histórias. Queremos ser uma espécie de porta voz, principalmente das mulheres que não conseguem fazer suas vozes serem ouvidas. Não importa quem seja e onde esteja, estaremos lá para ouvi-las e transmitir a mensagem”.

Segundo as organizadoras da revista o grande desafio será fazer um jornalismo independente. “Até aqui a gente tem utilizado recursos próprios, mas vamos precisar de parcerias para manter a revista. Quando a gente fala de jornalismo independente a gente se refere ao fato de não ter vínculo financeiro que queira interferir na linha editorial, por isso, vamos tentar apoio daqueles que entendem a importância do nosso trabalho, entendem que precisamos de liberdade para tratar de assuntos que muitas vezes incomodam a sociedade, e entendem que precisamos de receitas para seguir com o projeto”, finaliza Ceiça.

Veja o teaser:

 

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

 
 
 

One thought on “Matracas, revista feminista, será lançada dia 22

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo