Usuários do sistema de saúde em Mossoró reclamam da falta de insulina na Unidade Básica de Saúde (UBS) Bernadete Bezerra Souza Ramos, localizada no Liberdade II (área do Nova Vida).

Maria Sousa revela que há mais de uma semana se desloca à UBS em busca do medicamento para sua sogra, qmas tem sido informada que está em falta. Ela denuncia ainda que esteve hoje também numa outra UBS, onde descobriu haver o fármaco.

“O rapaz da farmácia dessa UBS no entanto disse que não podia entregar porque era apenas para os pacientes daquela área”, aponta a usuária, revoltada porque trata-se de um medicamento do qual os pacientes não podem deixar de usar.

Outros dois pacientes, que não quiseram ter sua identidade revelada, também relataram o problema. As insulinas são utilizadas por pessoas com diabetes. Eles correm risco de agravar o quadro clínico e até mesmo morrer se ficarem muito tempo sem tomar o medicamento.

O Blog Na Boca da Noite conversou com a secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas, sobre a situação. Ela explicou que as insulinas que estão em falta são aquelas cuja responsabilidade de distribuição seria da Segunda Diretoria Regional de Saúde Pública (II Ursap).

“São dois tipos de insulina. Um tipo, chamado análogas, os pacientes só recebem na Secretaria de Saúde. Já a NPH e regular, recebem na UBS. Essas últimas são responsabilidade do Estado. A II URSAP informa sobre a chegada ao município, nós pegamos e encaminhamos para as UBS, mas é o estado quem entrega”, garantiu.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da assessoria, reforçou que as insulinas básicas são as únicas que são entregues pelas unidades básicas. São fornecidas pela II URSAP. Já as insulinas Treziba e Novorapid, que são mais caras, são fonecidas pela SMS.

Sobre a negativa da UBS de entregar o medicamento a pacientes da outra área, Morgana Dantas afirma que isso acontece porque as doses que eles tem são apenas para os pacientes da área deles. “Se entregar não vai ter também para os da área deles”, justificou.

O Blog Na Boca da Noite também questionou a II Ursap sobre o assunto. Até o fechamento dessa matéria (14h20), assessoria do órgão não respondeu ao questionamento feito.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo