A Escola Municipal Doutor José Gonçalves, localizada na comunidade de São João da Várzea, na margem da RN 0117 (estrada Mossoró/Governador Dix-Sept Rosado) sempre foi uma referência nos Jogos Escolares, sejam eles municipais ou estaduais. Os alunos daquela unidade de ensino se destacam tanto em futebol quanto atletismo. Reflexo da vocação da crianças e adolescentes pelas nodalidades e, especialmente, pelo grande trabalho realizado pela escola com o esporte e a educação física.
Esse protagonismo, no entanto, está sendo perdido. E a perda está se dando pelo descaso da prefeitura de Mossoró com a educação e, no caso específico, com a Escola Doutor José Gonçalves.
É que desde o início do atual ano letivo que os estudantes da citada unidade de ensino ainda não tiveram uma única aula de Educação Física por falta de transporte escolar. As aulas, que deveriam ocorrer no contraturno, estão sem acontecer porque não há como os alunos se deslocarem de suas casas, em 12 diferentes comunidades rurais, para a escola.
De acordo com informações de pais de alunos que procuraram o Blog Na Boca da Noite para denunciar o problema, a Escola Municipal Doutor José Gonçalves conta atualmente com 2 ônibus. Pela demanda da escola, são necessários pelo menos 3 veículos. Os dois são suficientes apenas para os alunos do turno da manhã e mesmo assim, andam sempre lotados.
As aulas de Educação Física, para alunos do 6º ao 9º, que estudam no turno vespertino, deveriam acontecer pela manhã, mas como não há transporte, eles estão sendo prejudicados. “É um direito dos nossos filhos que está sendo negado pela prefeitura”, reclamou um pai ao Blog Na Boca da Noite.
“Desde o início das aulas desse ano que estamos sem aulas de Eucação Física e sem o treino de futebol e atletismo. Queríamos ajuda para tentar sensibilizar a prefeitura a resolver esse problema”, pediu, em tom de apelo, o estudante Kauê Silva.
O Blog Na Boca da Noite procurou a Secretaria Municipal da Educação (SME) para saber uma previsão para a solução do problema. Ainda não obtivemos retorno.
Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com
O descaso com a educação não é só com o pessoal do interior, eu sou de Mossoró, e só chego na escola quase 14 horas devido aos horários dos ônibus.