A vacina contra HPV (Papilomavírus Humano) passará a ser ofertada em dose única, conforme divulgado pelo Ministério da Saúde. Em Mossoró, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dispõem do imunizante para o público-alvo que ainda não tomou a vacina.

A vacina contra HPV é direcionada para meninos e meninas de 9 aos 14 anos e grupos específicos definidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Além disso, o grupo prioritário inclui pessoas com imunocomprometo, vítimas de violência sexual e outras condições específicas, conforme preconiza o PNI.

A população contemplada com a vacina pode buscar uma das unidades básicas de saúde. Elas funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

A novidade anunciada pelo Governo Federal segue recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). A medida se dá após avaliação de estudos que mostraram evidências científicas de que uma dose da vacina HPV pode fornecer proteção igual a duas ou três doses, em áreas com altas coberturas vacinais.

Conforme o Ministério da Saúde, a iniciativa apresenta vantagens como: maior adesão à vacinação; aumento da cobertura vacinal; oportunidade para inclusão de outros públicos prioritários; aceleração da eliminação do câncer de colo do útero no Brasil e no mundo.

O HPV é um vírus que infecta a pele ou mucosas (oral, genital ou anal) das pessoas, provocando verrugas anogenitais (na região genital e ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus. HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).

A vacina contra HPV é medida eficaz de se prevenir contra a infecção. A vacina é distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina não é um tratamento e não apresenta eficácia contra infecções ou lesões por HPV já existentes.

 

 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo