Conselho Tutelar de Mossoró terá que funcionar de forma ininterrupta

Recomendação é do Ministério Público e deve assegurar plantões em feriados, finais de semana e dias de ponto facultativo

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou aos conselheiros tutelares de Mossoró que garantam o funcionamento ininterrupto do Conselho Tutelar em dias úteis com ponto facultativo decretado pelo Município, em feriados e em finais de semana. A intenção é que haja o atendimento contínuo à população por meio de regime de plantão ou sobreaviso dos conselheiros, conforme determina a legislação municipal.

A recomendação prevê a possibilidade de elaboração de escalas de rodízio para essas situações, com o conselheiro responsável pelo plantão permanecendo disponível para diligências e atendimentos.

À Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude de Mossoró, órgão ao qual o Conselho Tutelar é administrativamente vinculado, o MPRN recomendou a fiscalização. Neste caso, deve ser observado se as diretrizes legais e do Conanda, referentes ao atendimento ininterrupto do Conselho Tutelar, estão sendo cumpridas. A Secretaria também foi orientada a garantir o exercício do atendimento ininterrupto pelo Conselho Tutelar em dias de ponto facultativo, feriados e finais de semana, verificando a escala apresentada pelos conselheiros e os registros na folha de ponto manual.

O MPRN requisitou informações detalhadas sobre o cumprimento da recomendação em um prazo de 15 dias, incluindo as providências tomadas e a documentação comprobatória pertinente, preferencialmente por meio eletrônico. O não atendimento da recomendação pode resultar na propositura de ação civil pública e outras medidas judiciais e extrajudiciais.

Leia a recomendação na íntegra.

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais