Oito cidades brasileiras entraram para o ranking internacional do turismo sustentável. A maioria das cidades premiadas fica em Santa Catarina e Rio Grande do Norte. A premiação foi divulgada na Conferência Anual da Green Destinations, na Estônia, e no Brasil

As cidades foram escolhidas por contarem com projetos inovadores na busca de um desenvolvimento cada vez mais sustentável para o local e o planeta.

Navegantes, e Santa Catarina, foi premiada pelo projeto Restinga Preservada, Nossa Orla Protegida, que promove a recuperação da vegetação na orla do local. A cidade tem ainda um projeto incrível focado em educação ambiental que prepare jovens para a reconhecer desde cedo a importância do meio ambiente.

Top 100 Good Practice Stories

O Top 100 de Histórias Boas Práticas premiou cidades ao redor do mundo que investem em práticas sustentáveis.

Ao todo, o ranking analisou locais no Japão, Índia, Estados Unidos, Peru, Portugal e Brasil.

Todas com histórias de compromisso com educação e preservação ambiental, além de pensar a inovação com o foco na preservação do planeta.

Preservação no Brasil

O Brasil conseguiu nada mais nada menos do que oito prêmios

Veja as cidades brasileiras premiadas por turismo sustentável:

  • Navegantes (SC) – Navegantes além de ter um grande projeto de recuperação da vegetação da orla, tem também projetos focados em educação ambiental para as crianças. Além disso, a cidade é conhecida por ter uma longa área de preservação ambiental, permitindo que a região urbana coexista com o litoral de forma bem sustentável.
  • Bombinhas (SC) – Considerada um dos melhores locais do litoral catarinense para mergulho, Bombinhas recebeu o prêmio pelo projeto “Escola do Mar”. A prática oferece uma série de atividades sobre letramento oceâico, patrimônios culturais, sustentabilidade e empreendedorismo aos estudantes da região.
  • Urubici (SC) – Urubici foi outra cidade Catarinense que se destacou na sustentabilidade nos últimos anos. A cidade possui uma natureza incrível, tendo 90% dos atrativos locais no turismo sustentável. O turismo contemplativo, cenográfico, o ecoturismo e a aventura na região chamam a atenção.
    Bom Jardim da Serra (SC) – Composto 100% pelo bioma da Mata Atlântica, Bom Jardim da Serra se destacou ao valorizar o turismo e compartilhar informações sobre a região. Lá, várias fazendas impulsionam a sustentabilidade e desenvolvem o setor preservando o meio ambiente, auxiliando muito na economia e impactando pouco a natureza.
  • Itá (SC) – O projeto Selo Verde, na região de Itá, desenvolve a sustentabilidade por meio do turismo há anos. A ideia é promover a certificação coletiva e gratuita para empresas e cidadãos da região, destacando sempre a preservação da natureza e a sustentabilidade.
  • Tibau do Sul (RN) – Tibau do Sul se destacou pelo incrível projeto sustentável no setor turístico e com os extrativos de Cabaceira. Os profissionais foram ensinados, a partir de conscientização ambiental, a adotarem práticas mais sustentáveis na extração de ostras.
  • São Miguel do Gostoso (RN) – São Miguel do Gostoso conquistou espaço na lista das ações de turismo responsável. A cidade oferece capacitação, educação ambiental e feiras agroecológicas que defendem uma agricultura regenerativa e a produção de alimentos mais saudáveis.
  • Apodi (RN) – O projeto Turismo Pedagógico de Apodi foi responsável por colocar a cidade na lista. Além de integrar o tema ambiental nas escolas, o projeto sensibiliza os moradores da região para desenvolverem práticas e se sentirem conectados aos atrativos turísticos da região.

 

Por Vitor Guerra
Fonte: Site www.sonoticiaboa.com.br
Foto: Reprodução/SABRA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo