A professora Priscilla Kelly da Silva Barros está desenvolvendo uma importante pesquisa sobre a importância do sono e dos sonhos. O trabalho de Doutorado em Neurociências, do Programa de Pós-Graduação em Neurociências (PPGNeuro) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) investiga a importância de uma boa noite de sono para o aprendizado e tem como público-alvo estudantes que vão se submeter ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

“A ideia é identificar aspectos do sono e sonhos dos adolescentes que irão realizar o ENEM agora e relacionar com o desempenho deles no exame”, explica Priscilla Kelly, convidando os alunos que queriam participar do estudo, intitulado “Sono e soinhos em estudantes que irão realizar o ENEM”.

A doutorando adota como ponto de partida questionamentos como “quais os benefícios de uma boa noite de sono?”  e “porque o sono é importante para o aprendizado e para um bom desempenho?.

Ela aponta que dormir vai muito além do descanso e que após uma atividade cognitiva de aprendizagem, o sono tem um papel importante na formação e consolidação de memórias duradouras.

“O sono possui diferentes fases e pode ser classificado em Sono Não REM (Sono de ondas lentas) e Sono REM (Movimento rápido dos olhos). É durante o sono REM, que temos maior quantidade de sonhos vívidos e complexos, esse processo neuropsicológico auxilia não apenas na formação e consolidação de memórias, mas também em outros aspectos da saúde cognitiva (funcionando como metabolizadores e reguladores emocionais); importante na criatividade e como simuladores de problemas particulares ou coletivos, possibilitando soluções criativas”, explica a pesquisadora.

Priscilla Kelly está recrutando os estudantes que queiram participar da pesquisa por meio das redes sociais. Ela está disponibilizou informações em sua conta no Instagram, explicando sobre o se trata, além de apresentar informações, orientações e dicas para os que queiram contribuir com a pesquisa.

Para conhecer a pesquisa e participar dela, basta clicar aqui.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

 

 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo