Iniciada nesta sexta-feira, 17/9, a última fase do cronograma de retomada das atividades econômicas no Rio Grande do Norte. Com isso, a partir desta sexta-feira, estão liberados eventos com 100% do público.
“Não é um liberou geral. Os eventos estão liberados mas mediante o cumprimento de alguns protocolos”, alerta Fernando Mineiro, secretário Extraordinário de Gestão de Metas e Projetos do Governo do RN.
O próprio governo institui mais uma exigência para a realização de eventos. Para aqueles que tiverem mais de 600 pessoas, é necessário que os participantes comprovem que tomaram pelo menos uma dose da vacina contra a covid.
A comprovação da imunização pode ser feita através da apresentação da carteira de vacinação, ou pelo aplicativo “Mais Vacina” ou similar, validado pela União, Estados ou Municípios.
De acordo com o decreto publicado ontem, eventos de rua que não tenham protocolos específicos regulamentados por portarias ficam condicionados à autorização da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).
Caberá aos organizadores se responsabilizar pelo cumprimento dos protocolos sanitários estabelecidos, bem como das regras de funcionamento dispostas no novo decreto, incluindo a exigência do passaporte da vacina.
Para os eventos de qualquer natureza com público superior a 600 pessoas, com exceção dos corporativos e religiosos (que não sejam de rua), fica mantida a necessidade de autorização da Sesap.
Por fim, a partir desta sexta-feira, passam a funcionar sem qualquer restrição de horário o comércio de rua e setor de hotelaria, que não precisam mais ter restrição de horários ou limite de ocupação.
Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com