Em funcionamento desde 16 de agosto, início da propaganda eleitoral, o Pardal, aplicativo da Justiça Eleitoral, já conta com cerca de mil denúncias. Até a manhã desta sexta-feira (20/9) eram 964 denúncias de propaganda irregular no Rio Grande do Norte.
O Pardal possui suas versões em aplicativo, web e também o Pardal ADM. Em qualquer uma das versões, o eleitor pode denunciar irregularidades na propaganda. No Pardal Móvel, disponível para smartphone e tablet, é possível denunciar propaganda eleitoral irregular na internet e outras formas de propaganda inadequada, devidamente especificadas pelo próprio aplicativo.
A capital, Natal, apresenta o maior número de denúncias eleitorais, com o número total de 153. Logo em seguida estão os municípios de Parnamirim (73), Touros (69), São José de Mipibu (55) Upanema (41. Mossoró tem 26 denúncias.
O Pardal somente recebe denúncias de propaganda eleitoral irregular. Dentro do app, há um botão que direcionará as pessoas denunciantes para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade), quando a queixa envolver desinformação, e para o Ministério Público Eleitoral, se o assunto estiver relacionado a crime eleitoral ou outros ilícitos eleitorais.
Confira na tabela abaixo o número de denúncias por cargos e Coligações:
PREFEITO – 251
VEREADOR – 318
VICE-PREFEITO – 8
PARTIDO/COLIGAÇÃO/FEDERAÇÃO – 288