nabocadanoite.com.br
Seja bem vindo
Coda (2021)

 

* Jônatas Andrade

 

Com três dos seus quatros protagonistas sendo surdos, ‘Coda’, lançado em 2021, é o atual vencedor do prêmio de Melhor Filme do tradicional festival Sundance e tornou-se uma das aquisições mais caras da indústria do cinema, tendo sido comprado pela Apple por 25 milhões de dólares para ser exibido em seu serviço de streaming.

A qualidade do filme faz juz ao alto valor desembolsado pela empresa da maçã. Sensível, inteligente, com atuações cativantes e diversos momentos que emocionam, Coda é um sopro e um canto de vida em um ano tão pesado como foi 2021.

CODA, do inglês, é o acrônimo de Child of Deaf Adults (Filho/a de Pais Surdos), o que nos ajuda a entender qual a condição e o papel da personagem Ruby Rossi (a atriz Emilia Jones, um dos destaques da produção), que é a intérprete de seu pai, mãe e irmão, uma família que vive do trabalho pesqueiro e que precisa em todo o tempo de alguém que ouça os sons, sirenes e alertas costeiros, bem como necessita de uma voz que os represente junto ao problemático sindicato pesqueiro local.

CODA, contudo, possui também um outro sentido, e que nos ajuda a entender os sonhos da ainda jovem Ruby. Coda, na linguagem musical, é a seção com que se termina uma canção. Assim, a esforçada e multiatarefada Ruby, cujo talento para o canto é um fator desconhecido para a família surda, divide-se entre a escola, a ajuda com o negócio de pesca e venda de peixes, as relações em casa e com o seu exigente professor de canto, a luta contra o bullying sofrido pela família e o sonho de vencer na vida através do seu talento musical.

Coda, que no Brasil recebeu o subtítulo ‘No Ritmo do Coração’, é uma refilmagem do premiado longa francês ‘A Família Bélier’, que carrega parte dos idealizadores originais para esta nova versão, é filme que embora não avance muito didaticamente nas dificuldades enfrentadas pela comunidade surda, é tocante ao retratar estes indivíduos de forma não pré-idealizada, trazendo nas minúcias das atuações, principalmente do pai e da mãe de Ruby, ambos merecedores de prêmios, as dores, alegrias, dissabores, frustrações e sonhos de uma família que cresce aos olhos do espectador a cada minuto do filme.

 

*  Coordenador de Tutoria na Diretoria de Educação a Distância da UERN, Membro da Associação de Críticos Cinematográficos do Rio Grande do Norte (ACCiRN) e Conselheiro Municipal de Cultura em Artes Visuais.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

Rádio 98.7 Cidadania tem estreia nesta segunda-feira

Estreia nesta segunda-feira, 3/1, na FM 98.7 (Rádio Cidadania) o programa Wando Souza Rádio Show, apresentado pelo radialista e locutor Wando Souza. Será das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Será um programa musical e de variedades, e que contará com diversos quadros. O ouvinte poderá participar pelo 3312-5656 (zap).

O programa poderá ser ouvido também pelas redes sociais da rádio na internet e também pelo aplicativo rádios.net.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

Blog Na Boca da Noite bate recorde de acessos

O Blog Na Boca da Noite foi ao ar pela primeira vez em junho de 2021. Criada pelo radialista Ugmar Nogueira para ser uma espécie de caixa de ressonância do Jornal Na Boca da Noite, que vai ao ar de segunda a sexta-feira pela FM 98.7 (Rádio Cidadania) a página se consolidou como uma das mais acessadas de Mossoró.

Tornou-se uma referência na cobertura e divulgação dos fatos mais importantes que acontecem na cidade, no Estado, no Brasil e no mundo. O Blog Na Boca da Noite é o que mais cresce em número de acessos. Fechou o ano batendo recorde de acessos.

Os page views diários saltaram de 100 para mil, de junho para julho. Hoje, tem acesso superior a 10 mil  por dia. O blog é um dos mais repercutidos em Mossoró, pautando a discussão política, sobretudo por ser uma das poucas páginas a agir com isenção e liberdade.

 

Veja abaixo, mês a mês, as matérias mais acessadas:

Junho

Oposição em xeque!!!

Julho

Lula dispara, chega a 49% e pode se eleger no primeiro turno

Agosto

Pré-candidato ao Governo do RN, Benes vota a favor da “MP da Escravidão”

Setembro

A pachouchada do deputado Coronel Azevedo

Preços sempre em alta; inflação divulgada, nem tanto

Outubro

Sandrismo: auge, declínio e incertezas

Raério Araújo apequena o Legislativo com bravata bufa e violência sexista

Novembro

Allyson Bezerra e a incompetência pra comprar um castramóvel

Dezembro

Uma vergonha de R$ 7 milhões

 

As 12 matérias mais lidas do Blog

1. Governo define valor mínimo por aluno para 2022, e faz aumentar índice de reajuste do piso docente 

2. Allyson volta a ser o que nunca deixou de ter sido

3. Criminalizaram a política para beneficiar os canalhas

4. Veja quem é o nome preferido de Allyson Bezerra para Assembleia Legislativa

5. Vice-prefeito é abatido em pleno voo

6. Já se perguntou o quanto Deus já fez por você?

7. O balanço da gestão Allyson que não sai nos jornais

8. Grupo político dos Alves não tem favoritismo para indicar vice de Fátima

9. Prática de esportes cresce em Mossoró, apesar da crônica falta de apoio

10. A omissão ajuda a naturalizar a barbárie

11. Comerciante bolsonarista que torturou quilombola é preso em Portalegre

12. Allyson tenta lucrar com autonomia da UERN, mas age de forma desonesta

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

 

Divulgado novo calendário do IPVA 2022

O Governo do Rio Grande do Norte publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) portaria que define a tabela anual e o prazo de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referentes ao exercício de 2022.

O pagamento do IPVA 2022 pode ocorrer em sete parcelas – desde que a parcela não seja inferior a R$ 100,00, começando em março e terminando em dezembro, prazo final determinado pela Resolução do CONTRAN nº. 110/00, de 24 fevereiro de 2000, à qual o Estado deve se adequar.

A parcela única pode ser paga com desconto de 5% no mês de vencimento do IPVA do veículo, de acordo com o calendário de pagamento – março para as placas terminadas em 1 e 2 e os outros meses com os números subsequentes. Para os contribuintes cadastrados no Programa Nota Potiguar o desconto pode subir para 10% tanto na cota única quanto no parcelamento.

“Esta medida mantém o prazo para pagamento do IPVA no RN a partir do terceiro mês do ano, evitando o ônus deste imposto para os contribuintes nos dois primeiros meses do ano, que já são comprometidos com demais despesas”, destacou o secretário de Estado da Tributação, Carlos Eduardo Xavier.

Também foi publicado, na edição extra do DOE de sexta-feira (31), o Decreto Nº 31.261 que altera o Regulamento do IPVA, como disposto no Decreto Estadual nº 18.773, de 15 de dezembro de 2005. A alteração define, excepcionalmente para o exercício financeiro de 2022, a base de cálculo utilizada no exercício financeiro de 2021, acrescida da variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ocorrida no período de novembro de 2020 a outubro de 2021.

Para os veículos novos adquiridos no exercício de 2021, a base de cálculo do IPVA será a pesquisa aplicada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) no ano de 2021, em razão desses veículos não terem sido objetos da pesquisa realizada pela FIPE no ano de 2020.

“A adoção do IPCA para o cálculo do imposto reduz o aumento que, de acordo com a tabela FIPE, seria em média de 22%. Com o IPCA a média fica em 10%, segundo informou Carlos Eduardo.

Confira a tabela de pagamento do IPVA 2022:

 

Nosso e-mail: redacaonabocadanoite@gmail.com

 

Ufersa abre esse mês inscrições ao concurso público para servidor

A Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) abre no próximo dia 28 as inscrições ao concurso público visando a contratação de servidor técnico administrativo para o quadro efetivo da institucional. Estão sendo ofertadas vagas para cargos de níveis médio e superior.

Os interessados devem se inscrever até o dia 3 de março. Os salários oferecidos chegam a até 4.180,00. Veja mais informações acessando o edital.

 

Nosso e-mail: redacaonabocadanoite@gmail.com