O impacto dos juros altos

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

Se a inflação não está acima de 10%, na divulgação oficial, ela, na prática, já impacta de forma muito forte na vida do brasileiro, sobretudo o mais pobre. Quando os índices inflacionários estão elevados, uma alternativa encontrada pelo governo é aumentar as taxas de juros, objetivando frear o consumo. No caso atual, não há razão de ser nessa iniciativa. A Inflação atual não é de consumo, ela é causada por outros motivos.

Consumo no Brasil já está muito limitado, já caiu muito. Então, aumentar juros nesse contexto dos juros é um equívoco”, analisa Lilian Arruda, acrescentando que se aumenta juros para reduzir o consumo porque as coisas ficam mais e as pessoas passam a comprar menos.

“Não vai restringir se restringir a inflação aumentando juros. Como você diminuiu renda, aumentou desemprego, o auxílio emergencial é menor, então o consumo já está muito reduzindo”, frisa.

Lilian Arruda afirma que o está aumentando a inflação é valorização do dólar frente ao real e o aumento internacional dos preços. “Temos muitos produtos com preços indexados ao valor do dólar. Com isso, a inflação vai às alturas”, finaliza.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais