Conheça Alexandre Motta, novo secretário de Saúde do RN

Infectologista foi nomeado para o cargo pela governadora Fátima Bezerra na última terça-feira

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

 

A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou, na última terça-feira, 18/2, mudança no comando da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP). O infectologista Alexandre Motta Câmara assume o lugar da médica pediatra Lyane Ramalho na pasta. Lyanne Ramalho assumiu a secretaria em maio de 2023, com a saída de Cipriano Maia. Ela estava em funções na pasta desde 2020, quando assumiu como subsecretária de Planejamento e Gestão, e depois se tornando secretária-adjunta, em 2021.

PERFIL – Dr. Alexandre Motta Câmara, de 61 anos, é médico infectologista em Natal, onde se dedica à Chefia de UTI no Hospital Giselda Trigueiro. Natural de Natal, Alexandre Motta Câmara, foi militante do movimento estudantil e diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Alexandre Motta é filiado ao PT. Um dos quadros do Partido dos Trabalhadores Potiguar.Conhecido por seu compromisso com a saúde pública. Em 2018 foi candidato ao Senado Federal pelo PT obtendo 242.465 votos, 8,33% dos votos válidos. Disputou pela Coligação Do lado certo formada pelos partidos PT, PC do B e PHS. Fez dobradinha com a senadora eleita Zenaide Maia.

Em 2020, teve seu nome cotado para ser candidato a prefeito de Natal, mas acabou não concorrendo e dando lugar a Jean Paul Prates. No pleito de 2022, foi candidato a deputado federal pela Coligação Federação Brasil da Esperança – FÉ. BRASIL (PT/PC do B/PV). Ex-Supervisor do Programa Mais Médicos entre 2015 e 2018.

Dr. Alexandre Motta é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e possui especialização em Infectologia. Politicamente é próximo da governadora, Fátima Bezerra. Sua nomeação reforça o compromisso do governo estadual com o fortalecimento do SUS e a continuidade das políticas públicas na área da saúde.

Dr. Alexandre Motta esteve na linha de frente da luta contra o coronavírus no Estado do Rio Grande do Norte. Atuou contra as ações anticiência do governo Bolsonaro. Ele se destacou ao participar ativamente na luta da saúde pública contra a pandemia da Covid-19. Defendeu com veemência as vacinas e as medidas de prevenção, como uso de máscaras e lavagem das mãos, além de duras críticas ao negacionismo. Tem um bom trânsito social, político e na categoria médica.

“Doutor Alexandre Motta será o novo secretário de Saúde do RN. Médico infectologista, com vasta experiência no SUS, substituirá a doutora Lyane, a quem agradeço pelo empenho e dedicação à frente da Sesap-RN. Desejo a ele uma gestão profícua e comprometida com o fortalecimento do SUS”, anunciou a governadora Fátima Bezerra por meio de suas redes sociais. (Por Abdias Duque de Abrantes)

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais