MP move ação para assegurar vagas para pessoas com deficiência em concurso de Mossoró

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 18ª Promotoria de Justiça de Mossoró, ajuizou uma ação civil pública (ACP) com o objetivo de obrigar o Município de Mossoró a garantir vagas para pessoas com deficiência (PcD) para todos os cargos do processo seletivo simplificado 2021 da Secretaria Municipal de Educação de Mossoró (SME).

O Município deverá, ao fazer o cálculo, aplicar aos 5% a elevação até o primeiro número inteiro subsequente, no caso de resultar em número fracionado. O percentual mencionado poderá ser maior, caso haja previsão em lei local.

O MPRN já havia recomendado a gestão municipal a observância do que determina a legislação, reservando o percentual mínimo de 5% de vaga em cada cargo público a ser preenchido, conforme especialidade a ser investida.

Além da ausência de uma disciplina devida quanto à reserva de vagas destinadas a pessoa com deficiência, O MPRN também verificou que o edital do processo seletivo não continha o critério da alternância da convocação (essencial para assegurar o direito da pessoa com deficiência), tampouco a previsão de que a compatibilidade da deficiência do candidato aprovado seria realizada no decorrer do estágio probatório por meio da equipe multidisciplinar.

Desta forma, o Município de Mossoró deverá garantir que a nomeação dos aprovados se dê de forma alternada, isto é, nomeando-se primeiro um candidato da lista geral e, subsequentemente, um da lista especial, até o preenchimento do percentual legal.

Diante da urgência que a pretensão demanda e uma vez apreciada a tutela provisória de urgência, o Ministério Público manifesta interesse na realização de audiência de conciliação, uma vez que entende ser possível a realização de conciliação com o Município de Mossoró.

O MPRN também requer que o Município de Mossoró seja multado em caso de descumprimento da decisão.

O Blog Na Boca da Noite questionou a Secretaria Municipal de Educação sobre a ação e sobre como pretende atender à recomendação já que o resultado da seleção já foi divulgado. Ainda não obtivemos respostas aos questionamentos apresentados.

 

Veja aqui a Ação Civil Pública

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais