O peso da idolatria

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

* Márcio Alexandre

A política brasileira e, também mundial, é regida hoje pelo signo da idolatria. Isso inclusive foi fundamental para que se afunilasse a tática da divisão dos eleitores entre o nós e o eles. Nessa lógica, a realidade tem mostrado, somente quem ganha são os tais líderes políticos. Principalmente os extremistas. Aqueles que defendem pautas antipovo, ideias selvagens, propostas esdrúxulas.

A idolatria como princípio político-eleitoral tem trazido, lamentavelmente, muitos retrocessos. Sociais, políticos e humanos. A involução é cada vez mais evidente. Cada vez mais nociva. E sempre voraz.

A idolatria tem a capacidade de fazer os menos atentos acreditarem em teorias conspiratórias, informações falsas e até teatrais atentados, essa máquina de catapultar criminosos ao poder.

E por que funciona? Porque no processo de divisão, não importa o que o ídolo de um lado está dizendo ou fazendo. Importa que eu acredite nele. Maios que isso: importa que eu não concorda com o outro lado.

O caso brasileiro é emblemático. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi a pior coisa que aconteceu na política brasileira. Desumano, sempre tripudiou de tudo e de todos. Principalmente das minorias. Mas tem muita gente que gosta dele, inclusive quem é das minorias, como homossexuais, negros e pobres.

O ex-presidente está imbricado até a alma nos mais diversos crimes que foram cometidos no Brasil desde 2019 para cá: fraude de documentos, superfaturamentos, cobrança de propinas, tentativa de golpes, roubo de joias. Para ficar apenas nesses. Mas a idolatria que se formou em torno dele faz com que os que o defendem não vejam nada de grave nisso. Talvez isso explique o fato de estarmos inclusive exportando táticas absurdas e estratégias inverossímeis. Porque tem gente que acredita. Aqui, na América ou na Europa. Porque em todo canto tem idólatras.

* Professor e jornalista

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais