Praying, reading a book

A grandeza da Poesia

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

* Márcio Alexandre

O papo seguia agradável até que um indivíduo (desses que discursos neopentecostalizadores dos costumes tem transformado em estrume a adubar maldades) tentou fazer graça com um dos presentes.

O dito-cujo improvisou, sem nenhuma intimidade com a arte, mas cheio de má intenção, uma quadrinha para dizer, do ponto de vista dele, como o interlocutor faria para acalmar ânimos de crianças irrequietas que estivessem envoltas numa dessas confusões comuns aos menores. Desafinou legal, na produção e no intento.

Lembrei-me, na ocasião, de John Keating, magistral personagem do filme “Sociedade dos poetas mortos”, interpretado de forma brilhante pelo saudoso Robin Wiliams, que ao ser perguntado porque escrevia poesias, respondeu: “gosto e escrevo poesias não porque são bonitas. Gosto e escrevo poesias porque pertenço à raça humana. E a raça humana está impregnada de paixão”.

Percebi, nessa lembrança, porque fascistas não gostam de arte. Porque a arte nos faz lembrar de nossa condição humana. De nossa grandeza enquanto pessoas que admiram o que iguala, o que valoriza o outro, o que impede que nos sintamos maior que alguém.

Claro fica o quanto a poesia e outras expressões artísticas incomodam quem é mau: porque penetram sem precisar fazer corte; enfraquecem sem precisar fazer sangrar.

Como não tenho a grandeza de fazer a harmonia entre verso, estrofe e rima, deixo aos insensíveis e insensatos, o desejo de um dos maiores poetas (pra mim todos são grandes) eternizado em música porque o que “eu quero é que esse canto torto feito faca corte a carne de vocês” (Belchior)

.

* Professor e jornalista

P.S: um registro para lembrar da importância da Poesia. Viva a Arte. Vivas aos Poetas.

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais