Bancada Potiguar na Câmara dos Deputados vota pela volta das coligações nas eleições do ano que vem

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

Em peso, os oito deputados federais do Rio Grande do Norte votaram favoráveis ao retorno das coligações no próximo pleito geral. Benes Leocádio (Republican-RN), Beto Rosado (PP-RN), Carla Dickson (PROS-RN), General Girão (PSL-RN), João Maia (PL-RN), Natália Bonavides (PT-RN), Rafael Motta (PSB-RN) e Walter Alves (MDB-RN) escolheram a opção sim.

No PP, legenda do presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), e do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PI) foram apenas três votos contra e 34 a favor. Lira não votou por ser presidente da Casa. Já no PL foram dois votos contra e 36 a favor. As coligações tinham sido vedadas por decisão do próprio Congresso em 2017.

O mecanismo permite que os partidos façam alianças no período eleitoral e a contagem dos votos em candidatos da coligação serve para compor a forma de cálculo e identificar quantos deputados são considerados eleitos. Ou seja, a partir de uma coligação o voto em determinado candidato de um partido acaba servindo para contar na soma de todos os votos dados à mesma coligação e acabam sendo considerados de fato eleitos os mais votados daquela coligação. Por conta da reação de várias bancadas o texto original foi alterado em votação de um destaque que tratava apenas das coligações. O dispositivo foi aprovado por 333 votos a favor e 129 contra. Nessa votação sete partidos orientaram suas bancadas para votar contra a volta das coligações durante as eleições: PSD, Cidadania, Rede, PV, PDT, Novo e Psol.

 

 

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais