As chuvas que caíram na tarde deste sábado, 10/2, trouxeram alguns transtornos para os mossoroenses. Repetição do que quase sempre acontece na cidade, sobretudo pela falta de obras estruturantes ou pela má qualidade das realizadas (como os serviços de drenagem da área da Cobal).
Acompanhadas de vento, as chuvas testaram a qualidade dos equipamentos públicos da cidade e mostraram a real situação em que eles se encontram.
Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Alto de São Manoel, as águas denunciaram a existência de muitas goteiras, mas mostraram também que o equipamento está mal cuidado. Para se ter uma ideia da situação, a água que caiu no teto da UPA escoou por entre parte da fiação elétrica, um risco para pacientes e funcionários. Nas paredes e no teto, o mofo também se faz presente.

Abaixo, vídeos gravados por pacientes mostram a triste sirtuação:

A Prefeitura de Mossoró se pronunciou sobre os estragos causados na cidade pelas precipitações pluviométricas, que classificou como “tempestade”.
Veja a nota:

A Prefeitura Municipal de Mossoró informa que o temporal ocorrido no Município na tarde deste sábado (10), provocou danos materiais em estruturas na cidade.

Durante o temporal, parte da cobertura do estacionamento do shopping da cidade caiu. A cobertura de um posto de combustíveis localizado às margens da BR-110 e uma placa de identificação de um atacarejo, na BR-304, também foram atingidos e caíram.

A cobertura do Estádio Manoel Leonardo Nogueira também cedeu. Em todos os casos ninguém ficou ferido. A Secretaria Municipal de Esporte e Juventude acionou os órgãos competentes para isolamento da área. Todas as medidas de segurança estão sendo adotadas.

O Coordenador de Meteorologia da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) e representante da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) em Mossoró, Alciomar Araújo Lopes, explicou que o temporal ocorrido na tarde de hoje foi provocado por uma mudança inesperada do fenômeno Dipolo, a presença do fenômeno El Niño, a alta temperatura e umidade e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), com formação de Cumulonimbus – grandes nuvens que produzem chuva intensa, raios e tempestades.

Conforme o pluviômetro instalado na Seadru, entre o dia de ontem (09), até o início da manhã de hoje foram registrados 61,2 milímetros de chuva.

A Defesa Civil de Mossoró reforça que em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Em caso de emergência, acione os seguintes contatos:

Defesa Civil: 199
Corpo de Bombeiros: 193
Samu: 192

Mossoró-RN, 10 de fevereiro de 2024
Prefeitura Municipal de Mossoró

One thought on “Chuvas mostram realidade da UPA do São Manoel

  1. Bom dia !! O ano passado ele Pintou as UPAS só sabe pintar maquiagem sabe demais ainda tem defensores deste Prefeito incompetente,nunca se viu tantos recursos um Péssimo repito Prefeito pior de Mossoró agora seu marketing é ótimo deve ser um Dr em marketing para mostrar está mídia falsa nota 0 .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo