A reitora da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), Ludmilla Oliveira, está sendo acusada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) de mandar cancelar a Campanha Natal Sem Fome”. A ação, realizada há 10 anos pela universidade, é coordenada em 2021 pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC).

“Por não ter sido convidada para a abertura do evento, que aconteceria antes de ontem, a interventora mandou a PROEC cancelar a campanha solidária de Natal que vem sendo tocada pela UFERSA há anos, beneficiando centenas de pessoas que estão à mercê da fome, da miséria e do desemprego”, denuncia o DCE Romana Barros em suas redes sociais.

De acordo com o DCE, o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Paulo Gustavo, coordenador da ação de extensão, comunicou ontem, contra a sua vontade, sobre o cancelamento do Natal Sem Fome 2021, alegando “motivos de força maior”. Paulo Gustavo teria informado que o cancelamento foi motivado pela insatisfação da reitora Ludmilla Oliveira em não ter sido convidada para a abertura do citado evento.

“Ao saber do receio que a comunidade apresentava em participar de uma ação associada à sua imagem e que a organização do evento optou por não “personificar” a campanha, ordenou, com todo o seu autoritarismo e arrogância de sempre, que o coordenador da ação, portanto responsável por ela, cancelasse imediatamente a organização da campanha”, acrescenta o DCE.

A assessoria de comunicação da Reitoria confirmou o cancelamento da campanha. Informou que ele teria se dado em face da falta de adesão de pessoas para trabalhar como voluntários. “Com a decisão da não realização, muitas pessoas  decidiram participar”, informou a assessoria, justificando a decisão de retomada da campanha.

O Blog Na Boca da Noite também contactou o professor Paulo Gustavo. Ele também disse que o Natal sem Fome da Ufersa havia sido cancelado. Ressaltou, no entanto, que a reitoria decidiu voltar a trás. “A campanha está funcionando”, acrescentou.

O DCE denuncia que o cancelamento teria ocorrido após muitas doações já terem sido feitas e parcerias para a arrecadação de alimentos firmadas.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Paulo Gustavo da Silva, lançou nota sobre o assunto. Veja abaixo:

 

“Prezados(as),

 

o sentimento que todos tiveram ao receber a notícia do cancelamento da campanha.

Este ano a PROEC foi incumbida de organizar a campanha Natal sem Fome, e quando eu recebi tal atribuição aceitei, mas sabia do grande desafio que seria coordenar uma ação desta plenitude. No decorrer do processo de planejamento passamos por algumas dificuldades, dentre elas a não adesão de pessoas como voluntários em quantidade suficiente em alguns setores da Universidade. Fiquei receoso em não conseguir obter o êxito que teve a campanha do ano passado.

A gestão superior ao tomar conhecimento da não adesão à campanha por razões que não se coadunam com o espírito de solidariedade, decidiu pelo cancelamento pois esta não deve ser a motivação de uma iniciativa desta natureza. No entanto, após essa decisão tivemos uma surpresa muito positiva, diversas pessoas se manifestaram no intuito de colaborar, somando-se com aquelas que já tinham se voluntariado, de maneira que a campanha será restabelecida.

Aproveito a oportunidade para pedir apoio a comunidade Ufersiana para juntos superarmos a arrecadação de 18 toneladas conquistadas em 2020.

Esta campanha é institucionalizada, e independentemente de qualquer coisa o fazer o bem deve transcender qualquer tipo de questão. A campanha é uma ação de solidariedade da Ufersa e conta com a participação voluntária de todos!”.

Reitora Ludmilla Oliveira teria ficado insatisfeita por não ter sido convidada para o lançamento da campanha

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo