“Vou apoiar os candidatos do prefeito, mesmo contra meu partido”, diz vereador

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

Não existe nada mais frágil que a noção de fidelidade partidária no modelo atual de política vigente e em prática no Brasil. A declaração feita pelo vereador Wiginis do Gás (Podemos) na manhã do último sábado, 18/9, é uma prova inequívoca disso.

Durante entrevista a Guilherme Fernandes, no programa 98 Comunidades, da FM 98.7 (Rádio Cidadania) o parlamentar declarou, a plenos pulmões, que vai apoiar, nas eleições de 2022, os candidatos indicados pelo prefeito de Mossoró, Allyson \Bezerra (Solidariedade).

“A Câmara Federal, nosso apoio será para Lawrence Amorim, e para deputado estadual será o nome que o prefeito apoiar, mesmo que não seja o candidato do meu partido”, reforçou. Lawrence deverá ser apoiado pelo chefe do Executivo mossoroense.

Wiginis afirmou ser grato à presidente do diretório municipal do Podemos, Bianca Negreiros, que montou a nominata que acabou elegendo-o, mas que para as próximas eleições, vai seguir o líder dele, Allyson Bezerra. As declarações de Wiginis são fortes, mas não causam estranheza.

Num país cuja política é marcada pelo “toma-lá-dá-cá, ninguém estranha, infelizmente, que políticos abram mão de princípios, bandeiras partidárias ou projetos coletivos em nome das benesses que o poder do mandato que detém lhes permite.

Nessas condições, falar em fidelidade partidária beira a hipocrisia. Mesmo que a lei e o Judiciário tenham fechado questão que o mandato pertence ao partido, ainda não há mecanismos que façam com que aqueles que estejam investido nele desenvolvam ações que guardem semelhanças com as ideias e posições da agremiação partidária.

O debate sobre fidelidade partidária está circunscrito, em via de regra, às situações em que se discute apenas a saída do parlamentar, ou seja, quando o político busca argumentos legais para justificar a sua debandada da sigla.

No caso de Mossoró, como se vê, deliberadamente o vereador abre mão de qualquer vínculo com o partido ou das bandeiras deste, para decidir por algo que o beneficia. Mesmo que não seja a mais moral das situações, como se sabe, apoio político nunca é oferecido gratuitamente.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais