Por que todo mundo quer a vaga de vice na chapa de Fátima?

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

A posição política futura mais cobiçada atualmente, no Rio Grand do Norte, é, inegavelmente, a de candidato(a) a vice-governador na chapa a ser encabeçada pela governadora Fátima Bezerra (PT), que naturalmente deverá concorrer à reeleição. Mesmo que as pesquisas de intenções de voto para o próximo ano coloquem a petista em posição confortável para a disputa, esse não é o único motivo que pode explicar a “corrida”.

A 13 messes da eleição estadual, Fátima vive um grande momento, tanto político quanto administrativo. Bem diferente, por exemplo, do que viveram os dois políticos que a antecederam no cargo.

Em meio a uma pandemia que dura mais de ano, a governadora Fátima tem conseguido colocar o Estado num bom rumo. Mesmo com outros vários  fatores que poderiam estar colocando o RN no fundo do poço, o quadro é muito animador. Mesmo com as dificuldades de se administrar um Estado com déficit fiscal e financeiro, a governadora vive um momento de muita harmonia com o povo e com os partidos aliados.

O desejo de lideranças políticas de almejar a vaga de vice é explicada, também, pela excelente administração feita pela professora. Nesse sentido podem ser elencados: o bom combate à pandemia, diálogo aberto com setores na condução dos decretos de  enfrentamento ao vírus, cumprimento do calendário de pagamento, quitação da maioria das folhas salariais deixadas pelo ex-governador Robinson Faria (PSD); aproximação com a classe empresarial, renovação do PROEDI e retomada de obras importantes como, recuperação de estradas, construção e reformas de escolas e hospitais.

Por tudo isso, pela capacidade de liderança, pela perspectiva de vitória, a vaga de vice-governador na sua chapa virou objeto de cobiça e disputa.

São várias agremiações partidárias com interesse na vaga. Hoje, quem ocupa o posto o PC do B, aliado histórico do partido da governadora, mas existe  muitos outros partidos interessados, desde o declarado MDB, a outros, como o Solidariedade que, por razões óbvias, nega a pretensão. O assunto também alvo d conversas no PSDB  no PDT.

Para se ter uma ideia do grande momento vivido por Fátima Bezerra, importante lembrar da situação de Rosalba Ciarlin (PP) que sequer conseguiu viabilizar-se para tentar a reeleição; e de Robinson Faria, que partido nenhum queria indicar o vice, o que obrigou a contentar-se com o nome do empresário mossoroense Tião Couto (PSDB). O resultado, todos conhecem.

Rosalba – A então governadora Rosalba Ciarlini, à época filiada ao Democratas, a 13 messes da eleição, convivia com um racha dentro do seu próprio partido, oportunidade em que o senador José Agripino dizia que o DEM não tinha certeza da sua candidatura à reeleição. Além disso, Rosalba já via o seu vice – Robinson – andando pelo RN como pré-candidato à sua sucessão.

A governadora também conviveu com duas cassações e possibilidades de afastamento do cargo por irregularidades na campanha municipal de Mossoró em 2012. Naquela oportunidade, Rosalba apoiou Cláudia Regina, que viria ser cassada depois.

Robson Faria – O ex-governador experimentou seu primeiro declínio com a saída do PT do seu Governo. O partido havia sido fundamental para sua vitória, sendo o primeiro partido a acreditar nessa aliança. Mais adiante, em agosto de 2017, o instituto Consult divulgou pesquisa em que Robinson aparecia com 77,18% de desaprovação popular.

O desgaste de Robinson era fruto da falta de diálogos com servidores, do acúmulos de folhas salariais em atraso e das fugas de aliados para outros projetos políticos.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

Publicidade

Postagens relacionadas

1 comentário

Grupo político dos Alves não tem favoritismo para indicar vice de Fátima - nabocadanoite.com.br 03/09/2021 - 12:05

[…] São muitas as especulações políticas em torno da escolha do futuro candidato a vice-governador na chapa a ser encabeçada pela professora Fátima Bezerra (PT), candidata à reeleição em 2022. Como já adiantou o Blog Na Boca da Noite, são muitos os que desejam a vaga. […]

Responder

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais